:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::
Área:
CENTRO
   
Pólo:
PELOURINHO

:: BIRA REIS
 Nascido em 1954, o mestre Bira Reis já comemora 30 de dedicação à pesquisa da cultura popular, em especial a cultura musical. Educador, artista plástico, músico de percussão e sopros, arranjador, compositor e pesquisador, Bira já viajou a diversos países levando o resultado de sua pesquisas e colhendo novos insumos para sua produção original. É fundador e coordenador da Oficina de Investigação Musical (OIM), onde são confeccionados instrumentos singulares de percussão e da Associação OIMBA, que se dedica a educação de crianças de rua através da música e da construção de instrumentos. Através do projeto Semana do Toque Africano, proposto à Fundação Gregório de Mattos, a Associação Recreativa e Cultural Bloco Carnavalesco Kizumba vêm homenagear o mestre Bira Reis.
Nome: Oficina de Investigação Musical - OIM
Telefone: (71) 3322-2386
Endereço: Rua Portas do Carmo, nº 24, Pelourinho - Salvador/Bahia
E-Mail: birareis@hotmail.com
 
:: ALAÍDE DO FEIJÃO
 Alaíde da Conceição nasceu no Centro Histórico de Salvador, filha de Maria das Neves, que vendia feijão desde 1945 na Praça Cairu. Com a morte da mãe, Alaíde, que trabalhava no tabuleiro desde os 13 anos, assumiu o ponto de venda e, em 1993 abriu um simpático Restaurante no Pelourinho, tendo o feijão como carro-chefe. Além de culinarista, especializada nas comidas afro-baianas, essa mestra é grande conhecedora da cultura ancestral africana. Através do projeto Festival Cultural da Culinária Afro-Baiana, proposto à Fundação Gregório de Mattos, a Sociedade Recreativa, Cultural e Carnavalesca Bloco Alvorada reconhece e homenageia a mestra Alaíde do Feijão.
Nome: Sociedade Recreativa, Cultural e Carnavalesca Bloco Alvorada
Telefone: 3322-3684
Endereço: Rua Fonte do Gravata, 68, sala 2002, Nazaré
E-Mail:
 
:: CRIA - CENTRO DE REFERÊNCIA INTEGRAL DE ADOLESCENTES
 O CRIA é uma Ong fundada em 1994, em Salvador, Bahia. Com a sua vocação de arte e educação e irradiar metodologias que provoquem autonomia, articulações e participação social, tem a missão de fortalecer o sistema de garantias dos direitos das crianças, adolescentes e jovens, provocando sensibilidades cidadania com arte. Nestes onze anos de existência, assessorou a formação de redes e grupos culturais, coordenou festivais de Arte e Educação, realizou formações, atividades de mobilização social e atuou em espaços de formulação e monitoramento de políticas públicas para a garantia dos direitos do público acima citado. Atualmente, trabalha com adolescentes e jovens de 25 comunidades de Salvador, seis escolas da Região Metropolitana e 15 municípios do interior do Estado, fazendo formação e acompanhando o desenvolvimento dos Planos e Projetos de Atuação desenvolvidos pelos jovens com parceiros das comunidades.
Nome: Lucinha / Daniela
Telefone: (71) 3322-1334
Endereço: Rua Gregório de Mattos nº 21, Pelourinho, Salvador/Bahia. CEP.:40.025.060
E-Mail: cria@criando.org.br
 
:: ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO BANTU - ACBANTU
 A palavra Bantu é um termo que significa povo. E foi com o objetivo de unir pessoas e grupos para o engrandecimento do povo afrodescendente, que foi criada em 08 de dezembro de 2000 a Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu – ACBANTU, hoje, presente em 16 estados brasileiros e composta por mais de 1.300 comunidades religiosas de matriz africana. As ações desenvolvidas pela Acbantu vão desde a preservação da memória ritual e do patrimônio imaterial artístico, cultural e filosófico, até a proposição do exercício pleno da cidadania, atuando em áreas culturais, de educação, profissionalização, promoção social, segurança alimentar e nutricional, envolvendo crianças, adolescentes, mulheres e idosos, portadores de necessidades específicas e portadores de HIV/AIDS – gerando, assim, o bem estar da coletividade.
Nome: Lindalva Santana
Telefone: (71) 3321-5135
Endereço: Rua João de Deus, 17 - Térreo 003 - Centro Histórico - Pelourinho. CEP.: 40.026-250. Salvador/Bahia
E-Mail: acbantu@bol.com.br
 
:: A MULHERADA
 O Grêmio Comunitário Cultural e Carnavalesco A Mulherada surgiu em 1992, sob a denominação de Espaço Cultural Kalundu, voltada para a produção de eventos e atividades sociais não só para a comunidade local, mas para toda a cidade – tais como: lançamentos de livros, a Segunda do Bacalhau, a Quarta Pra que te Quero, a Sexta do Samba, encontros, palestras, seminários, debates, entre outros. Mônica Kalile, produtora cultural, sensível à causa da mulher e da mulher negra, e com o intuito de dar mais visibilidade a esta luta por mais igualdade e respeito, e devido ao grande número deste contingente de pessoas duplamente discriminadas não terem condições econômicas de integrar as agremiações participantes do tríduo momesco, decidiu juntamente com a Diretoria da Banda Kallundu/Kallundetes transformar esta entidade no Grêmio Comunitário Cultural e Carnavalesco A Mulherada, que reuniu no desfile do carnaval de 2003 milhares de mulheres de todos os credos e raças.
Nome: Mônica Kalile
Telefone: (71 ) 3326-716
Endereço: Largo do Pelourinho,02 terreo - Pelourinho - Salvador Bahia Brasil
E-Mail: mokalile@terra.com.br
 
:: ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E CULTURAL BLOCO CARNAVALESCA KIZUMBA
 A Associação Recreativa e Cultural Bloco Kizumba vem desenvolvendo ao longo de 15 anos de trabalhos e pesquisas com a comunidade, cursos para crianças e jovens em situação de rua, os quais são associados à Ong OIMBA – Oficina de Investigação Musical. Durante o ano acontecem cursos regulares de percussão e fabricação de diversos instrumentos, culminando no final do ano numa seleção dos melhores para compor a Banda Kizumba, a qual desfila no carnaval do Centro Histórico e coloca em prática os ensinamentos
Nome: Bira Reis
Telefone: (71) 3326-6458
Endereço:
E-Mail: birareis@hotmail.com
 
 
     
:: Avisa Lá Salvador ::