:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::
Área:
PENÍNSULA E COMÉRCIO
   
Pólo:
RIBEIRA

:: INSTITUTO DE CULTURA BRASIL ITÁLIA EUROPA
 O prédio onde funciona o Instituto de Cultura Brasil Itália Europa pertencia à família Amado Bahia, provavelmente a um neto do patriarca. A casa remonta ao início do século XX e é composta de três pavimentos: um térreo e mais dois andares. No térreo têm um pequeno salão, três locais para depósito e dois sanitários, com um grande pátio. No primeiro andar possui um salão de festas que será usado para mostras e projeções de filme, um salão de leitura e um outro onde está instalada a Biblioteca do ICBIE. O fundador do Instituto, Pietro Gallina, sua esposa Marlene e um grupo de professores e artistas criaram o centro de cultura, uma biblioteca, um teatro e uma escola. Escolheram o lugar para estar mais perto de pessoas menos favorecidas, além de terem considerado o prédio como ideal por estar localizado também em um local agradável. O instituto fornece cursos ligados a artes como pintura, graffiti, cinema, teatro, dança, música, poesia, literatura brasileira e estrangeira e outros.
Nome: Pietro Gallina
Telefone: (71) 3207-7717
Endereço: Avenida Porto dos Tainheiros, n° 36, Ribeira. CEP.: 40.420-250. Salvador/Bahia - Brasil
E-Mail: pietrogallina@icbie.com
 
:: ESPAÇO CULTURAL CENA UM
 Um Teatro que funciona também como Ong. A Organização Não-Governamental Espaço Cena Um foi fundada em 2002 por Ricardo McLean, mas o teatro abriu somente em 24 de janeiro de 2003, no aniversário da Revolta dos Malês. Segundo McLean o local “é ideal para um teatro, porque está no final de linha de ônibus e tem uma paisagem maravilhosa do mar”. O Padre Ricardo McLean decidiu criar a Ong Espaço Cena Um para usar o teatro como forma de conscientização e provocação. Para que os jovens passem a olhar a realidade e a sociedade de uma forma diferente. Os espetáculos de teatro e dança são criados segundo uma linha questionadora. São dois grupos fixos: um de teatro e um de dança. Dependendo do espetáculo, o número de integrantes dos grupos pode ser ampliado. A exigência para entrar em um grupo é ter maturidade, compromisso e ter mais que 17 anos. A ONG não tem patrocínios ou parcerias, mantém-se com o apoio de alguns amigos de McLean que moram em outros países.
Nome: Padre Ricardo Mc Lean
Telefone:
Endereço: Praça General Justo, n°41. Largo da Ribeira - fim de linha.
E-Mail:
 
:: RETROFOGUETES
 Com influências que vão da surf music, quadrinhos, seriados japoneses da década de 50 à ficção científica, a Retrofoguetes é uma banda de rock instrumental. Antes, Joe (baixo), Morotó (guitarra) e Rex (bateria) participavam de uma outra banda, a Dead Billies, junto com o vocalista Mosckabilly, através da qual gravaram 114 músicas, dois CDs e ficaram conhecidos em todo Brasil. Antes da Dead Billies tocavam juntos também na banda Os Feios, junto com Fábio Cascadura. Na Retrofoguetes, Joe saiu da banda e foi substituído por CH no baixo, compondo a formação atual. Segundo Morotó, fazer música instrumental era algo que o grupo já pensava desde o tempo da Dead Billies, quando chegaram a gravar duas músicas instrumentais. Com a saída do vocalista, eles investiram na idéia e passaram fazer somente um som instrumental. Possuem demos e coletâneas gravadas e em 2003 gravaram o cd “Ativar retrofoguete”, pelo selo goiano Monstro Discos. O forte da banda é a surf music instrumental e o show tem a atmosfera de um filme de ficção cientifica.
Nome: Rex
Telefone: (71) 3351-1403
Endereço:
E-Mail: rexcrotus@hotmail.com
 
 
     
:: Avisa Lá Salvador ::