:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::
Área:
ORLA ATLÂNTICA
   
Pólo:
ITAPUÃ

:: GANHADEIRAS DE ITAPUÃ
 As Ganhadeiras é um grupo que pretende revitalizar o folclore baiano, especialmente as tradições ligadas às comunidades de Itapuã e Abaeté. O nome vem das escravas que, em combinação com os seus senhores, dedicavam-se à venda de peixes, frutas e tecidos, nas ruas da cidade. Elas entoavam músicas para vender seus produtos. Esta era apenas a ponta do iceberg de uma série de habilidades artísticas. O Grupo das Ganhadeiras faz samba de roda, que é a parte musical, mas também tem teatro, maculelê e capoeira. Já realizaram várias apresentações em faculdades, casas de show e em praças públicas, a convite da prefeitura municipal.
Nome: Salviano Filho
Telefone:
Endereço:
E-Mail: salvesalvesalviano@hotmail.com
 
:: NÚCLEO DE ATIVIDADES SÓCIO-CULTURAIS DE ITAPUÃ - GALERA DO MAR
 O grupo cultural Galera do Mar foi criado em 1995 por moradores e amigos da comunidade de Itapuã com a intenção inicial de participar com alegria e irreverência da Lavagem do bairro. Com o grande número de idéias que surgiram pelos membros do grupo, se tornou necessária a criação de elementos culturais ligados à comunidade que pudessem ser incorporados às festas populares. Com uma performance marcante e inovadora, hoje o Núcleo de Atividades Sócio-Culturais de Itapuã Galera do Mar é responsável pela coordenação da Festa da Baleia de Itapuã, além de promover e participar de atividades diversas na área cultural no bairro com entidades representativas, Ongs, empresas públicas e privadas.
Nome: Ives Quaglia
Telefone: (71) 3285-1973
Endereço:
E-Mail:
 
:: MALÊ DEBALÊ
 O grupo, que é um dos mais tradicionais blocos carnavalecos afro-baianos, propicia aos moradores do bairro de Itapuã, desde 1980, um importante apoio sócio-educativo. Em sua sede oferece cursos de dança, oficinas de teatro e de percussão, inclusão digital, alfabetização de adultos, aulas sobre cidadania e, é claro, informações sobre herança africana. Inspirado na coragem dos que tombaram a Salvador escravista por grito de liberdade, o bloco afro Malê Debalê leva a voz de Itapuã para o Carnaval no centro da cidade. Se não é possível reivindicar a herança muçulmana, tendo em vista que o Islã africano praticamente foi eliminado da tradição baiana, o bloco leva adiante a luta contra o racismo e pelos direitos civis. O Malê tem relação com todo o aspecto cultural do bairro, o que engloba desde a festa da Baleia até a Lavagem de Itapuã.
Nome: Josélio de Araújo
Telefone: (71) 3249-3451
Endereço:
E-Mail: maledebale@terra.com.br
 
:: ASSOCIAÇÃO CRIANÇAS RAÍZES DO ABAETÉ
 Fundada com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a história do bairro de Itapuã e fortalecer as entidades culturais e o aprendizado de jovens e adolescentes dessa comunidade, a Associação Crianças Raízes do Abaeté realiza oficinas sócio-culturais, atividades de capoeira, dança, inglês, português, matemática, entre outras, como forma de melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro, através do conhecimento da cultura popular e da educação, uma vez que a Associação acredita que o acesso à informação educacional é uma via privilegiada de fortalecimento da juventude do bairro.
Nome: Narciso José do Patrocínio
Telefone: (71) 3374-1307
Endereço: Rua Parque do Abaeté, nº 20, Itapuã - Salvador / Bahia. CEP.: 41.620-510
E-Mail:
 
 
     
:: Avisa Lá Salvador ::