:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::
Área:
LIBERDADE
   
Pólo:
CURUZU

:: DETE LIMA
  Hildete Valdevina dos Santos Lima é estilista, mestra da moda afro, criadora de roupas, adereços e estilos. É uma das fundadoras do bloco afro Ilê Aiyê e foi no bloco que iniciou seu trabalho estruturado a partir do legado estético africano, constituindo-se na constante atualização e revalorização do acervo visual afro-baiano. Atualmente Dete Lima é referência na moda afro, contribuindo sobremaneira para a valorização da beleza da mulher negra. Ekedi de Oxum, essa mestra é nascida e criada dentro de um terreiro de candomblé, o Ilê Axé Jitolú e filha biológica de Mãe Hilda Jitolú. Através do projeto Mestres Amigos do Curuzu, o Instituto Sócio Cultural e Carnavalesco Ibasoré Yiá propôs à Fundação Gregório de Mattos a homenagem à Dete Lima, assim como às mestras Mãe Hilda e Dona Nilza e aos mestres Apolônio de Jesus, Seo Nenzinho, Bafo, Seo Pedro, Seo Rodovalho, Celso Balbino e Seo Chico.
Nome: Dete Lima
Telefone: (71) 3386-2324
Endereço: Rua do curuzu, 233, 1º andar, Liberdade. CEP.: 40.365.000. Salvador/Bahia
E-Mail: www.detelima.com.br
 
:: INSTITUTO SÓCIO-CULTURAL E CARNAVALESCO IBÁSÓRÉ IYÁ: O BLOCÃO DA LIBERDADE
 Sai da frente que vem o Vulcão da Liberdade...A música de Tonho Matéria nos conta as origens de um dos mais representativos blocos afro da Liberdade. Surge em 1993, amadrinhado pela cantora Daniela Mercury e passa, mais tarde, a Blocão da Liberdade, oficialmente designado Instituto Sócio-Cultural Ibásóré Iyá. Ibásóré-mãe. Iyá-aliança. O nome condiz o trabalho desenvolvido pela entidade, que visa, como diz o grupo: nos juntarmos para o crescimento da nossa comunidade. Durante o carnaval baiano, o Blocão desfila ao som de ritmo afro e muita percussão, tendo sempre temáticas de inspiração africana. Ao longo do ano, o Blocão é a Aliança-mãe que zela pelo desenvolvimento social e cultural da comunidade, oferecendo cursos, palestras, oficinas, shows, apoiando campanhas de vacinação e projetos sociais. Atualmente, está à frente do Curuzu Corredor Cultural, projeto que pretende tornar a ladeira do Curuzu um ponto de cultura aberto à visitação, organizando, capacitando e potencializando os atrativos que já se encontram no Curuzu.
Nome: Paulinho Cambuí
Telefone: (71) 3241-1862
Endereço: Rua Lauro Vilas Boas, nº 03, Liberdade. CEP.: 40.325-710. Salvador/Bahia
E-Mail: ibasoreiya@yahoo.com.br
 
:: ILÊ AIYÊ
 No carnaval de 1975, Apolônio de Jesus, Antonio Carlos dos Santos (Vovô) e cerca de 100 moradores da Liberdade levaram para a avenida o primeiro bloco afro de Salvador. Era uma época estimulante, marcada pelo movimento “Black Power” dos negros norte-americanos e pela formação dos Estados Nacionais Africanos. Desde então, o Ilê se dedica a exibir nos desfiles toda a riqueza cultural da África, em suas origens. Era uma forma de afirmação da identidade negra, uma ação cultural de caráter político, já que revelava uma mobilização e denunciava, com o exclusivismo étnico, a intolerância racial. Uma intolerância especialmente visível no carnaval, quando a festa dos negros ficava restrita à Baixa dos Sapateiros, clubes e agremiações de bairro. O bloco foi um dos primeiros a manter uma associação cultural para preservação das tradições culturais africanas na Bahia. A música do Ilê Aiyê é calcada numa mistura entre o ritmo dos atabaques do candomblé e o samba duro dos tambores, aliado à potência das vozes. As roupas do Ilê Aiyê são preparadas a partir de pesquisas prévias sobre povos e regiões da África, fonte de conteúdo também para as letras das músicas, carregadas de expressões em iorubá. Hoje, com mais de três mil associados, o Ilê vem desenvolvendo um consistente trabalho social na Senzala do Barro Preto, a sede do Ilê. É lá que funcionam a escola Comunitária Mãe Hilda e a Escola de Percussão, Canto e Dança Band’Erê. Dentre os diversos projetos desenvolvidos, está o Projeto de Extensão Pedagógica, que tem como objetivo multiplicar, inicialmente para as escolas da rede pública da Liberdade, as ações educacionais que o Ilê Aiyê realiza desde a sua fundação, dando cursos a professores, supervisores e orientadores educacionais sobre a história e a cultura afro-brasileira, colocando em pauta questões como etnia e pluralidade cultural.
Nome: Osvadinho Espírito Santo
Telefone: (71) 9938-0103
Endereço:
E-Mail: ileaiye@ileaiye.com.br
 
:: TERREIRO VODUM ZÔO
 Localizado no Curuzu, o Terreiro Vodum Zôo é um dos maiores e mais belos que existem na Liberdade. Logo na entrada, deparamo-nos com uma imagem belíssima de Yemanjá numa fonte. Continuando, encontramos as casas dos orixás (Omolu, Ogun, Iansã, Exu) e a casa das almas, chamada de Eguns. O terreiro de Xangô é grande, bem decorado e ornamentado. Segundo o pai de santo, Hamilton, o terreno todo tem 2.400 m², o que representa a maior área verde do Curuzu. Fundado dentro da nação gêge savalú, o terreiro tem mais de 40 filhos-de-santo.
Nome:
Telefone:
Endereço:
E-Mail:
 
 
     
:: Avisa Lá Salvador ::