:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::
Área:
LIBERDADE
   
Pólo:
LIBERDADE (NÚCLEO CENTRAL)

:: SAMBA DE COZINHA
 A mistura de partido alto, samba de roda e MPB deu tão certo para o grupo Samba de Cozinha que acabou resultando em um bloco de carnaval com o mesmo nome. O grupo já tocou até com estrelas do porte de Dudu Nobre. No total, é formado por 12 componentes, que se conheceram e começaram a tocar no próprio bairro da Liberdade há 11 anos.
Nome:
Telefone: 9195-4614
Endereço:
E-Mail:
 
:: SAMBA NATUREZA
 Quem brilha durante o ano é a banda Matéria Prima com seu samba partido alto. Mas na época do São João chega a vez do Samba Natureza, tocando muito samba do Recôncavo e música junina. Os versáteis músicos do grupo cultural são os moradores da Rua Gaspar de Lemos, na Liberdade. Juntos há 20 anos, eles comemoram as festas juninas com arrastões pela região, levando mais de 500 pessoas às ruas com suas músicas, sombreiros enfeitados e roupas coloridas.
Nome:
Telefone: (71) 3241-1819
Endereço:
E-Mail:
 
:: GROOV GUETTO
 O molejo e o suingue baiano são os ingredientes do sucesso do Groov Guetto. Com pouco mais de um ano na estrada, a banda viajou a Bahia toda fazendo shows e a música Tudo que Vê Bota na Boca virou hit nas rádios. Os 12 músicos, todos moradores da Liberdade e bairros próximos, misturam percussão, congas e cavaquinho para fazer um pagode cheio de letras escrachadas e coreografias sensuais.
Nome:
Telefone: 9948-9163
Endereço:
E-Mail:
 
:: ED VOX E A BANDA PAPOULA
 A Papoula, que completou 15 anos de estrada em maio desse ano, é uma das primeiras bandas de reggae de Salvador. São quatro discos lançados e 11 integrantes numa mistura de muitos sons, influências e filosofias. A banda nasceu sob influência dos blocos afro da região e tem no bairro sua maior fonte de informação musical. Com 40 anos de idade e 20 de carreira, o líder Ed Vox, aposta num reggae que agrega ritmos como o samba, o baião, o xote e o blues. O lance para ele é revitalizar a história da música, utilizando elementos do passado para compor o presente e o futuro.
Nome:
Telefone: 9199-7981
Endereço:
E-Mail:
 
:: PARTIDO POPULAR
 Em junho de 92, um grupo de amigos se reuniu meio por acaso na Rua da Esperança, na Liberdade. Em comum, eles tinham uma grande paixão: o samba. E foi desse encontro que surgiu a banda Partido Popular, que leva no nome a filosofia de seus integrantes, ou seja, juntar pessoas com idéias parecidas fazendo um som que atinja em cheio o povo. Para o grupo, tocar o tradicional e genuíno samba é uma forma de resgatar e dar continuidade à cultura local.
Nome:
Telefone: (71) 3323-0716
Endereço:
E-Mail:
 
:: GRUPO VELÓRIO NEGRO
 Quando dois amigos do bairro foram assassinados por um grupo de extermínio, a revolta foi enorme, mas não impediu que a esperança sobrevivesse. Foi dessa experiência traumática que surgiu o Velório Negro, grupo de rap formado por quatro jovens (Tibildão, Marão, Palozo e DJ Noco) com idades entre 19 e 27 anos, que se conheceram pelas ruas da Liberdade. Eles vêem na música uma forma de levantar a auto-estima dos jovens e também a expectativa de uma vida melhor. Suas canções falam sobre o cotidiano da comunidade, as condições sociais do bairro, a falta de emprego, de educação, moradia e lazer.
Nome:
Telefone: (71) 3256-7895
Endereço:
E-Mail:
 
:: GRUPO MUSICAL AROEIRA
 Em 2003, a Liberdade foi palco do nascimento de um movimento que buscava valorizar e divulgar as manifestações culturais do Nordeste. Esse movimento cultural ficou conhecido como Comunidade Aroeira e seu maior representante é o Grupo Musical Aroeira. Criado pelo cantador César Barbosa e pela violonista Isa Almeida, o grupo faz apresentações que misturam ritmos nordestinos, literatura de cordel e arte mambembe.
Nome:
Telefone: 9977-9562
Endereço:
E-Mail:
 
:: MUZENZA
 Os foliões já sabem muito bem. Segunda-feira de Carnaval é dia de seguir o Muzenza da Liberdade até o Campo Grande. O bloco afro nasceu no bairro, em 1981, como um dos pioneiros na valorização da cultura negra no Brasil. Com seus tamborins, berimbaus e surdos, faz a festa em três dias de Carnaval e já teve suas músicas gravadas por grandes cantoras brasileiras como Maria Bethânia, Daniela Mercury e Gal Costa.
Nome:
Telefone: (71) 3306-5089
Endereço:
E-Mail:
 
:: MÚSICA NA ESCADA
 O espaço poderia ser apenas uma passagem, “onde todo mundo sobe e todo mundo desce”, mas dia de domingo à noite é aonde os jovens da Liberdade chegam e ficam para curtir os mais diversos sons da Liberdade. É o projeto Música na Escada, articulado por Marcos Souza, baixista da banda Linha 8, com o objetivo de transformar a Escadaria da Rua Coronel Tupy Caldas em espaço cultural, onde “tudo acontece”, como ele mesmo diz numa composição feita em homenagem ao lugar. Toda semana mais de 300 jovens se encontram para ouvir o som das bandas alternativas do local, como Velório Negro, Convicção da Missão, Kentaks e Linha 8. Com o Música na Escada, as bandas se integram e trocam experiências, e o resultado é um movimento cultural que só tem trazido visibilidade e progresso para os músicos. Um exemplo é a banda Velório Negro, que tocou com Racionais Mc’s no Aeroclube Plaza Show. Além disso, o espaço cultural foi escolhido como local de culminância do projeto No Coração da Cidade, da Fundação Gregório de Mattos.
Nome: Marcos Souza
Telefone:
Endereço:
E-Mail:
 
 
     
:: Avisa Lá Salvador ::