:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::
Área:
BROTAS
   
Pólo:
ENGENHO VELHO DE BROTAS

:: JORJÃO BAFAFÉ
 Jorge Sacramento de Santana nasceu no Terreiro de Jagum, de onde é Ogan, e lá aprendeu a tocar percussão, ainda aos 8 anos de idade, com os alabês. Foi um dos fundadores do Afoxé Badauê, participou do Araketu e criou, em 1982, o Bloco Ókánbi, que hoje preside. Profundo conhecedor dos ritmos de matriz africana, este mestre da percussão tocou por todo o mundo com grandes nomes da música, como Jimmy Cliff, Margareth Menezes e Lazzo. Jorjão Bafafé é referência para os jovens da comunidade do Engenho Velho de Brotas, onde sua história e seus ensinamentos estimulam o surgimento de novos talentos, inclusive através do afoxé mirim fundado pelos mestres. O projeto Tambores Ijexá! I Festival de Cultura Afro do Engenho Velho de Brotas, apresentado à Fundação Gregório de Mattos pela Associação Cultural Grupo União, homenageia este mestre, juntamente com o capoeirista Mestre Bimba (em memória).
Nome: Jorjão Bafafé
Telefone: (71) 3261-5611
Endereço: Rua Manoel Faustino, nº 26, Praça dos Artistas, Engenho Velho de Brotas - Salvador/Bahia.
E-Mail: okambi@bol.com.br
 
:: ASSOCIAÇÃO CULTURAL GRUPO UNIÃO - BLOCO ÓKÁMBÍ
 Há 27 anos a Associação Cultural Grupo União trilha o caminho que resgata a cidadania de jovens afrodescendentes e a cultura afro-brasileira da comunidade do Engenho Velho de Brotas, desenvolvendo ações artísticas e educativas que estimulam a busca da origem da identidade cultural da região. Nesse percurso, onde pesquisa, música e arte revelam-se notas especiais para a composição dessa história, surge em 1983 o Bloco Ókámbí, que introduz no carnaval da Bahia a riqueza do toque Ijexá, transmitida pelas mãos do músico e pesquisador Jorjão Bafafé. “O importante desse trabalho é o reencontro com as etnias”, revela o artista, que desde oito anos de idade convive com a cultura Ijexá.
Nome: Jorjão Bafafé
Telefone: (71) 3261- 561
Endereço: Rua Manoel Faustino, nº 26, Praça dos Artistas, Engenho Velho de Brotas - Salvador/Bahia.
E-Mail: okambi@bol.com.br
 
:: PROJETO JOVEM APRENDIZ
 Com o objetivo de formar adolescentes e jovens que estão em situação de risco social, inserindo-os no mundo do trabalho, o projeto Jovem Aprendiz, desenvolvido pela Instituição Família e coordenado pelo Padre Alfredo Dórea, presidente da Instituição, há sete anos trabalha com foco no segmento de adolescentes entre 14 e 24 anos que têm sua identidade homossexual declarada, e, por isso, encontram pela frente uma barreira chamada preconceito, ao quererem exercer habilidades profissionais, desenvolver talentos. “Nós trabalhamos com valores. Então eu falo para o jovem que o importante na sua apresentação no mundo do trabalho é a sua verdade”, afirma o Padre Alfredo.
Nome: Padre Alfredo Dórea
Telefone: (71) 3276-0026
Endereço:
E-Mail: adolescente.aprendiz@terra.com.br
 
:: FUNDAÇÃO PIERRE VERGER
  Desde 1996 a Fundação Pierre Verger tem como meta dar continuidade à obra do Fotógrafo-etnológo Pierre Edouard Leopold Verger, estabelecendo objetivos como: preservar, divulgar e pesquisar a obra de Verger; estudar e preparar publicações relacionadas com as influências recíprocas entre o Brasil e a África em geral; proporcionar oportunidades de cooperação interdisciplinar em áreas como artes, antropologia, botânica, música e história; servir como centro de informações e pesquisa. Como fruto também desses objetivos, que desde 2002 são realizadas oficinas no Espaço Cultural Pierre Verger, um lugar criado e inaugurado em novembro de 2005 para contribuir para a democratização do acesso à cultura e para a formação sócio-cultural de crianças e jovens da comunidade da Ladeira da Vila América, e adjacências. Música, dança, informática, palestras, além do laboratório de fotografia, são algumas das atividades realizadas pelo Espaço. As palavras de Verger revelam a essência do seu pensamento ao criar a Fundação Pierre Verger, em 1988. “(...) foi a conseqüência de dois de meus amores: o que sinto pela Bahia e aquele que tenho pela região da África, situada no Golfo de Benin”
Nome: Angela Lulming
Telefone: (71) 3261-7453
Endereço: 2ª Travessa da Ladeira da Vila América, 18, Engenho Velho de Brotas. CEP.: 40.243-340. Salvador/Bahia
E-Mail: espacocultural@pierreverger.org
 
 
     
:: Avisa Lá Salvador ::