:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::


Mobiliário urbano vai exibir obras de cinco artistas baianos

O mobiliário urbano de Salvador vai expor imagens de trabalhos de cinco importantes artistas visuais da Bahia: Jenner Augusto, Sante Scaldaferri, Emma Valle, Eliana Kertèsz e Lev Smarcevski. A iniciativa da Fundação Gregório de Mattos (FGM) integra a programação Viva Salvador 2007, alusiva aos 458 anos da cidade.

A mostra de arte tendo como suporte o mobiliário urbano irá se constituir de uma obra de cada artista reproduzida 30 vezes para integrar 150 equipamentos instalados em diversos bairros de Salvador. A JC Decaux e a Cemusa, as duas empresas encarregadas da administração do mobiliário da capital baiana são responsáveis pela instalação das peças.

Este é o novo formato da “Exposição a Céu Aberto”, criada pela FGM ano passado. Em um primeiro momento, a instituição já havia experimentado instalar banners com imagens de trabalhos de outro grupo de artistas igualmente importantes, em lugares públicos, como a Praça do Campo Grande, o Largo de Nazaré e ao longo dos calçadões do Farol da Barra, Ondina e Praia da Paciência.

“Nossa pretensão é aproximar os artistas baianos do grande público”, afirma o professor Paulo Costa Lima, presidente da FGM. “Isso é pioneiro, ninguém havia feito”, observa Sante Scaldaferri, que terá a imagem de um de seus trabalhos multiplicada por toda a cidade. “Acho que assim a Fundação Gregório de Mattos está dando uma grande contribuição para a democratização da arte e da cultura da Bahia”, declara o artista de 78 anos, um dos mais valorizados do mercado baiano.

Homenagem – Para comemorar o aniversário de Salvador, a Exposição a Céu Aberto, em seu formato original, traz um novo artista para expor nas ruas da cidade: Juarez Paraíso, que dia 12 de março abre mostra no Campo Grande com 34 painéis, apresentando sua hipercolorida arte digital.

Chico Liberato, Mestre Didi e Maria Adair, artistas que ano passado tiveram seus trabalhos exibidos em painéis em diferentes pontos da cidade, terão suas mostras reeditadas a partir de 15 de março na Avenida Manoel Dias da Silva, Pituba. Além destes artistas, poderão ser vistos ainda banners com imagens nas cores da África impressas em objetos artísticos da Casa do Benin.

Arte digital - Comentando a iniciativa, Juarez Paraíso disse que a mostra se constitui em uma “oportunidade inusitada do artista ter uma relação mais ampla com o público”. “È uma idéia sem precedentes que deve ser tomada como referência”, conclui o artista, observando que como o número de pessoas que freqüentam galerias de arte ainda hoje é pequeno, a Exposição a Céu Aberto se torna uma ação que atinge centenas de pessoas, “gente que nunca foi a uma galeria”.

Pensando nestas possibilidades, ele selecionou imagens com intenso contraste cromático, porém mais simples e utilizando mais figurações, por que causam mais impacto. São composições digitais, algumas delas baseadas em obras mais antigas do artista, recriadas no computador. Definindo seus trabalhos, Juarez afirma que tratam-se de imagens de arte digital e computacional. Para o público, talvez tais detalhes técnicos não sejam mais expressivos quanto a beleza das obras que estarão enchendo de cor os quatro cantos do Campo Grande.


02/03/2007

Assessoria de imprensa
Fundação Gregório de Mattos
Cássia Candra e Antônio Moreno (3321-2032/9153-6004)

     
:: Avisa Lá Salvador ::