:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::


Processo seletivo da Orquestra Sinfônica da Juventude continua, no Sesi de Coutos



Continua, no Sesi de Coutos, o processo seletivo das 1300 crianças e adolescentes inscritos para a formação de novos integrantes da Orquestra Sinfônica da Juventude, desde março mantida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) e Secretaria de Desenvolvimento Social do município (Sedes), através de parceria com a Sociedade 1º de Maio. A demanda da comunidade surpreendeu o coordenador da orquestra, maestro Joel Barbosa, que informou ter inscrito, no mês de junho, crianças e jovens de 7 a 18 anos, todos alunos da rede pública de ensino e moradores de Coutos, Paripe e Periperi.
O número de vagas ainda não está definido, mas é certo que as aulas começem dia 6 de agosto. O processo de seleção respeita faixas etárias dos candidatos e cumpre três etapas - desde a entrevista com os candidatos ao teste de aptidão musical - e perdurar até o final de julho. Falando aos inscritos e seus responsáveis que se aglomeravam no ginásio do Sesi, Joel explicou que não é preciso que eles saibam tocar um instrumento, e que o teste irá avaliar o potencial de cada um para a música. “Todos vão começar do zero”, disse o maestro, informando que as aulas vão começar em agosto.
Maria da Paixão, de 15 anos, estudante da 7ª série do Colégio Castelo Branco, disse que deseja muito ser selecionada. A menina contou que sonha em tocar violino, desde que viu a Orquestra Sinfônica da Juventude tocar no Parque da Cidade, em 2002. Lorência Cardoso, de 52 anos, também está torcendo pela aprovação dos netos de 10 e 9 anos. Moradora de Periperi, ela disse que a orquestra representa um futuro melhor para as crianças: “Com o mundo violento como está, levando os jovens para as drogas, todo pai, toda mãe, sonha com uma oportunidade dessas, de tirar os meninos da rua e dar uma ocupação a eles. Ainda mais assim, como músico de orquestra”, depôs.
Dimensão humana - Formada por 55 jovens do Subúrbio Ferroviário, a Orquestra Sinfônica da Juventude ficou dois anos inativa, por falta de patrocínio e retomou suas atividades em março deste ano, durante a programação do aniversário de 458 anos de Salvador. Desde sua retomada a orquestra já se apresentou na Reitoria da UFBA, no Centro de Convenções e na Estação de Transbordo do Iguatemi, dentro do programa Estação Cultura de responsabilidade da FGM em parceria com a Universidade Federal da Bahia e patrocínio do Grupo Votorantim. Suas apresentações mais recentes foram no palco do Campo Grande, dias 2 e 3, cumprindo a agenda das festividades do 2 de Julho.
“Precisamos incentivar propostas estruturantes como esta que sugere o engajamento cultural de sua comunidade”, defende o professor Paulo Costa Lima, presidente da FGM, dizendo ainda que a FGM “se sente honrada em assumir um projeto como este”. Nos três anos em que esteve ativa, a orquestra beneficiou cerca de 140 jovens de Coutos e Novos Alagados e Joel Barbosa não tem dúvida de que causou um impacto muito positivo na comunidade do subúrbio: “A atividade da orquestra tem dado uma outra dimensão humana, educacional e social a esses jovens”, afirma.
04/jul/2007
Fonte: Assessoria de imprensa
Fundação Gregório de Mattos
Cássia Candra

     
:: Avisa Lá Salvador ::