Inscreva seu projeto no edital Vivacultura até dia 22 de agosto

A Prefeitura Municipal de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), está prorrogando para 22 de agosto a inscrição dos projetos no segundo Edital Vivacultura, que destina recursos orçamentários da ordem de R$ 600 mil para projetos culturais com benefícios previstos na Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Em 2007 o programa Vivacultura disponibiliza R$200 mil a mais que ano passado, quando foram aprovados quatro projetos. A margem maior de recursos vai permitir que mais projetos sejam contemplados pelo edital, que inicialmente tinha prazo de inscrição até 20 de junho.
Poderão concorrer projetos nas seguintes áreas: artes cênicas, artes plásticas e gráficas, artesanato, folclore e tradições populares, arquivos e museus, fotografia, cinema e vídeo, música, história, literatura, e campanhas educativas e culturais de caráter não comercial. O Vivacultura tem como restrição a concorrência de projetos que solicitem incentivo inferior a R$ 5 mil e superior a R$ 50 mil. As inscrições dos projetos estão sendo feitas através do telefone 71 3322-1486, ramal 221, e o edital está disponível no site da FGM (www.cultura.salvador.ba.gov.br). Basta clicar em Downloads, no menu da página eletrônica, para visualizar o documento.
Através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 6.800 de 26 de agosto de 2005 o contribuinte poderá transferir 10 por cento do que pagaria em ISS (Imposto sobre Serviços) e IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) para projetos culturais aprovados pela FGM. A partir do lançamento do edital em 28 de junho do ano passado, foram inscritos seis projetos com vistas à obtenção de incentivo fiscal, todos submetidos à Comissão de Avaliação de Projetos Culturais - CAPC, constituída por decreto de 24 de abril de 2006.
Destes foram aprovados e já receberam certificado os seguintes projetos: “Reviravolta”, montagem de percussão cênica de Osvaldo Rosa Jr.; “Dois Gumes”, espetáculo de dança de Marcelo Galvão; “Limite e Fim”, CD autoral de Maria Stella Aouad Campos; e “Vá ao Vila, Velho”, proposto pela Organização Não-Governamental Sol Movimento da Cena, gestora do Teatro Vila Velha.
“O Viva Cultura representa um passo adiante, ao consagrar como prática de governo, no âmbito do município, o estímulo à atividade cultural”, pontua Paulo Costa Lima. Aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal, a legislação, que faz parte do Programa Vivacultura, é considerada inovadora e um dos grandes estímulos reservados pela administração municipal para incremento de atividades culturais no âmbito da cidade de Salvador.
18/junho/2007
Fonte: Assessoria de imprensa