Jovens da comunidade de Mussurunga homenageiam Mestres Populares da Cultura

Cerca de 110 jovens de Mussurunga já começaram a freqüentar as aulas das cinco oficinas oferecidas pelo Projeto História Viva, um dos vencedores do Edital Mestres Populares da Cultura, concebido pela Funda- cão Gregório de Mattos com patrocínio do Ministério da Cultura e Petrobrás. As oficinas, que têm como foco homenagear dois mestres da comunidade local, dona Cila, do Terno dos Astros e seu Sabiá, cantor e compositor, acontecem de segunda a sexta–feira, entre 14 e 19h, no Centro Social Urbano de Mussurunga.
A idéia é que cada oficina dentro da sua linguagem artística, elabore uma apresentação de um aspecto da vida dos mestres. O resultado deste trabalho será apresentado no desfile e show do Projeto História Viva, dia 27 de setembro. As oficinas disponibilizadas são: Terno dos Astros, teatro, coral, artes visuais e percussão. Para produzir essas atividades educativas foi elaborado um caderno com recortes de jornais, fotos, informações sobre as manifestações culturais em que estão envolvidos, letras de músicas, etc. Além deste caderno os jovens participantes receberam ainda como matéria-prima para sua produção, um vídeo do Terno dos Astros filmado na Lapinha e gravações de músicas de seu Sabiá.
Mestres Populares da Cultura - para a divulgação da arte e do saber dos mestres, homens e mulheres responsáveis pela formação cultural de milhares de jovens que realimentam diariamente o mundo da música, da capoeira, do artesanato, do candomblé e de muitas outras manifestações, artes, e ofícios.
16/ago/2007
Kirlia Arruda (3321-2032)