:: Avisa Lá Salvador ::

Salvador comemora 458 anos com cidadania, incentivo à leitura e festa

A cidade de Salvador completa 458 anos de fundação no dia 29 de março, mas as comemorações começam já no dia 7, próxima quarta-feira, às 9 horas, com o lançamento oficial de uma ampla programação pelo prefeito João Henrique, em seu gabinete, no Palácio Thomé de Souza. Será um mês inteiro de atividades educativas, culturais e artísticas, reunidas na agenda-programa Viva Salvador, iniciativa da Fundação Gregório de Mattos com a participação de inúmeras entidades e agentes culturais baianos, entre teatros, escolas, bibliotecas, universidades, museus, fundações e associações comunitárias. Este ano, o projeto comemorativo será focado em três vertentes: Cultura e Responsabilidade Social, Incentivo à Leitura e Atividades Artísticas.
Na área de Cultura e Responsabilidade Social, será lançado já no dia 7 de março o edital ”Planos Locais de Cultura” (Pontão) visando o planejamento cultural dos bairros e comunidades de Salvador. Será também realizado durante as comemorações o II Encontro de Projetos de Cultura em Comunidade, mobilizando os grupos culturais da cidade, e lançado o site “Avisa Lá”, iniciativa da Fundação Gregório de Mattos, reunindo vida, memória e programação cultural dos bairros. No campo dos debates, está programada a série Brasil – Cultura e Cidadania, realizada em parceria com a UFBa, colocando em destaque a questão cultural brasileira x responsabilidade social. Finalmente, ainda dentro do segmento responsabilidade social, será retomado o projeto da Orquestra Municipal da Juventude, formada por jovens do subúrbio ferroviário de Salvador.

Na segunda vertente, as realizações serão focadas no Ano Municipal de Incentivo à Leitura, com destaque para sessões literárias, recitais de poesia, maratonas e uma homenagem ao poeta Castro Alves. Já no item Atividades Artísticas, destaque para o evento Exposição de Artes Plásticas a Céu Aberto, com obras dos principais artistas baianos espalhadas pelas praças e ruas de Salvador, através de out-doors e mobiliário urbano.

A programação artística inclui ainda a realização, na Praça Thomé de Souza, de um Festival de Música, reunindo ao longo do mês diversas bandas emergentes e consagradas de Salvador. Haverá também uma edição especial do projeto Cinema na Praça, o lançamento da agenda anual do projeto Mestres Populares da Cultura, além da retomada do programa Estação Cultura, que compreende atividades culturais e educativas nas estações da Lapa, Iguatemi, Pirajá e Calçada.

No dia 28, véspera do aniversário da cidade, a programação torna-se estritamente musical: acontece no Teatro Castro Alves um concerto especial da Orquestra Sinfônica da UFBa, com regência do maestro Erick Vasconcellos, em homenagem a Salvador. Finalmente, no dia 29, data oficial de fundação da cidade, um cortejo do Campo Grande à Praça Thomé de Souza ressaltará o trabalho desenvolvido por ongs e grupos comunitários de Salvador em prol da cidadania e difusão cultural.

Programação:
Confira abaixo, alguns destaques da programação inicial comemorativa aos 458 anos de Salvador:

Dia 7 de março
Lançamento da programação – O prefeito João Henrique lança em seu gabinete, às 9 horas, a programação ampla elaborada para comemorar os 458 anos de Salvador, com destaque para o projeto Viva Salvador, organizado pela Fundação Gregório de Mattos.

Exposições a Céu Aberto – Obras de renomados artistas plásticos baianos, como Sante Scaldaferri, Emma Valle, Jenner Augusto, Lev Smarcevski e Eliana Kértesz, estarão à mostra em 150 mobiliários urbanos e rede de out-doors da cidade.

Festival de Música – Algumas das principais bandas emergentes e consagradas de Salvador fazem apresentação gratuita na Praça Thomé de Souza. Os espetáculos acontecerão todas as terças, quintas e sextas-feiras do mês, às 18 horas.

Dia 8 de março
Era uma vez – Início do projeto que consiste em histórias infantis contadas pela escritora Mabel Veloso com ambientação da pianista Graça Ferreira, tendo como palco a Biblioteca Municipal Edgard Santos, na Ribeira. As sessões vão acontecer todas as quintas-feiras do mês, às 15 horas.

Fundação Gregório de Mattos
Informações: 3321-2032 (Cássia Candra e Antônio Moreno)
Ssa. 02.03.07

:: Avisa Lá Salvador ::