Projeto do CRIA/Mestres Populares da Cultura leva capoeira para 80 jovens do Santo Antônio

Cerca de 80 jovens, entre sete e 17 anos, da comunidade do Santo Antonio, no Pelourinho, vão participar das oficinas do Projeto Meia Lua - Criando com um velho Mestre: Rodas, Histórias e Artes, do Centro de Referência Integral de Adolescentes – CRIA, que começa neste sábado, 8, no Forte do Santo Antonio. A atividade educativa homenageia o Mestre João Pequeno de Pastinha e o projeto é um dos vencedores do edital dos Mestres Populares da Cultura, da Fundação Gregório de Mattos.
O Meia Lua visa despertar o reconhecimento da comunidade pelo mestre da capoeira como importante conhecedor popular. As aulas acontecem aos sábados e domingos, deste mês de setembro, das14h ás17h. As oficinas oferecidas são as de capoeira, berimbau, reciclagem e poesia. A idéia é que cada atividade dentro da sua linguagem artística realize uma atividade em homenagem ao mestre da capoeira, para ser apresentada em outubro, na Feira Cultural, momento em que serão mostrados os resultados das oficinas artísticas.
Mestres Populares da Cultura – O programa Mestres Populares da Cultura, da FGM, visa estimular as diversas comunidades da cidade a reconhecer a importância de homens e mulheres que desenvolvem ou desenvolveram uma atividade cultural relevante, com saber do seu oficio notório para a comunidade em que vivem. O programa, que tem patrocínio do Ministério da Cultura e da Petrobrás vem realizando várias ações buscando apresentar à cidade, a história de vida e os ofícios dos Mestres Populares da Cultura. Para Paulo Costa Lima, presidente da FGM, os Mestres Populares da Cultura são responsáveis pela formação cultural de jovens em muitas artes e ofícios que guardam nossas tradições, merecendo, por tanto o devido reconhecimento.
Através do programa foi possível, por exemplo, promover a participação de alguns mestres no Panorama Percussivo Mundial – Percpan; no Projeto Salvador Negro Amor, do fotógrafo Sérgio Guerra, com exibição de fotos de vários mestres em todos os espaços da cidade; e no Projeto Afonjá Ará GboGbô – O corpo da diversidade, aberto pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil. Dentre outras ações, dentro deste programa, a FGM produziu também o vídeo Mestres Populares da Cultura, exibido em todas as sessões do Projeto Cinema na Praça de 2006; e a Exposição Mestres Populares da Cultura: eu me orgulho dessa gente, com fotos do artista plástico André Faria, montada no ano passado no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães e Shopping Iguatemi.
Kirlia Arruda
5/set/2007
Assessoria de imprensa (3321-2032)