Oficina de Cacau do Pandeiro vai benefeciar comunidade de Vila Mattos

Estão abertas as inscrições para as Oficinas de Pandeiro do Mestre Cacau, músico que desde os anos 1940 vem desempenhando um importante papel na cena do chorinho, em Salvador. As oficinas fazem parte do Projeto Cacau do Pandeiro, um dos vencedores do Edital Mestres Populares da Cultura, concebido pela Fundação Gregório de Mattos. A atividade pretende inserir a comunidade jovem da Vila Matos - situada no bairro do Rio Vermelho -, no meio artístico e no mercado de trabalho, através da arte do Mestre Cacau do Pandeiro. Para tanto oferece 30 bolsas, aos primeiros moradores que comprovarem viver em situação de baixa renda.
Podem se inscrever pessoas de todas as faixas etárias, desde que tenham interesse em aprender a tocar pandeiro. Além da prática, com o instrumento, os alunos terão aulas teóricas sobre os aspectos históricos e culturais relevantes da Vila Matos, bairro onde o mestre vive desde que nasceu. O programa será desenvolvido em três meses, com oficinas nos turnos vespertino e noturno, nos seguintes locais: Escola Pracatum, Associação Cultural Ilê Aiyê, Grupo Cultural Olodum, Escola de Música da Universidade Federal da Bahia e Escola Aberta de Choro Cacau do Pandeiro
As inscrições estão sendo feitas na Rua Almirante Barroso, 76, Rio Vermelho, sede da Escola Aberta de Choro Cacau do Pandeiro. Com início programado para o próximo dia 10, as aulas serão divididas em três módulos, que poderão ser cursados separadamente, de acordo com a opção do aluno. O investimento é de R$50, por módulo. Outras informações pelo telefone 3334-0185.
3/set/2007
Kirlia Arruda (3321-2032)