:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::


Minc lança em Salvador projeto nacional de incentivo à capoeira

Promover e valorizar a capoeira, difundindo-a de diferentes maneiras (do estímulo para formação de grupos à sua vinculação ao universo de jogos eletrônicos e outros recursos tecnológicos) é o objetivo do Projeto Capoeira Viva, cujo mais novo e amplo edital será lançado em Salvador no próximo dia 9 de outubro,às 10h, com a presença do ministro da Cultura, Gilberto Gil, e do secretário executivo do Ministério da Cultura - Minc, Juca Ferreira. No total, o projeto abrange recursos da ordem de R$1.200 mil.
A cidade de Salvador será o eixo nacional dessa nova fase do Capoeira Viva, que premiará projetos, idéias e ações qualificadas que procurem utilizar o esporte-luta como instrumento de cidadania e inclusão social. O gerenciamento do edital (o terceiro lançado através do projeto) estará a cargo da Fundação Gregório de Mattos, que trabalhará em quatro linhas: ações sócio-educativas, com foco na recuperação da auto-estima; incentivo para projetos inéditos de estudos, pesquisas, inventários e documentação sobre o desenvolvimento da capoeira no Brasil e exterior; apoio a centros de referência sobre capoeira; e estimulo a ações relacionadas à capoeira por meio de mídias e suportes digitais, eletrônicos e audiovisuais.
Idealizado pelo Ministério da Cultura, o Capoeira Viva é um programa pioneiro na valorização e promoção da capoeira como bem cultural brasileiro.”Queremos consolidar uma política nacional para a capoeira, sem perder o foco das funções sócio-culturais que ela exerce tão bem, mas destacando também o seu potencial de interação com as mais diferentes linguagens, inclusive as ligadas à tecnologia“, observa o secretário executivo do MINC, Juca Ferreira.
Por sua vez, o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Paulo Costa Lima, vê no novo edital um recurso prático não só para disseminação da capoeira, como para conhecimento/mapeamento de todas as diversas experiências relacionadas a ela nas várias regiões do país.
No lançamento do edital, que ocorrerá no Palácio Rio Branco, haverá uma homenagem especial ao mestre capoeirista João Pequeno, um dos mais conhecidos da Bahia e do Brasil, que está completando 90 anos de idade.

     
:: Avisa Lá Salvador ::