:: Avisa Lá Salvador ::

Lideranças culturais já podem se inscrever na II Conferência Municipal de Cultura de Salvador

A Fundação Gregório de Mattos (FGM) está convocando as lideranças comunitárias culturais da cidade para a II Conferência Municipal de Cultura de Salvador, que objetiva discutir propostas de políticas públicas para a vida cultural nos bairros. A programação do evento será aberta dia 15 de outubro, às 8h30, simultaneamente em dois locais: Centro Cultural da Câmara Municipal e Fundação Pedro Calmon. As comunidades que desejarem participar podem entrar em contato com a FGM através do telefone 3322-1486 ou mandar uma mensagem para o e-mail fatimafroes@salvador.ba.gov.br
A primeira conferência, realizada ano passado, reuniu 255 líderes comunitários e a expectativa é que este número triplique na segunda edição. “Esperamos mobilizar 650 participantes”, afirma o presidente da FGM, professor Paulo Costa Lima. Ele antecipa que, além de aprofundar as questões debatidas no primeiro encontro, a II Conferência Municipal de Cultura irá eleger os delegados para a Conferência Estadual, a ser realizada entre os dias 25 e 28 do mesmo mês, em Feira de Santana.
A programação do evento que irá discutir o tema A Cidade se Articula, já foi definida. Serão oito mesas, divididas em dois dias, cada uma abordando uma área da cidade: Brotas, Subúrbio, Liberdade, Itapagipe, Miolo Central, Orla Atlântica, Centro Histórico e Federação. A partir da realidade de cada área, serão discutidos como temas prioritários a cultura e o imaginário do lugar, e ainda os possíveis caminhos a serem trilhados. Transversalmente terão espaço para discussão assuntos como patrimônio material, patrimônio imaterial, pensamento e memória, culturas digitais, audiovisual e radiodifusão, expressões artísticas, políticas e gestão cultural.
Atentas à proximidade do evento, lideranças comunitárias já se organizam para definir mobilizadores da comunidade que vão participar do congresso e da conferência, tal como aconteceu em Brotas, no último dia 12. Outras reuniões com objetivos semelhantes aconteceram no subúrbio ferroviário, em Itapagipe e na Boca do Rio. O poeta Kuka Matos, do grupo Gueto Poético também se articula. No último dia 14 ele realizou o Encontro Pré-conferência de Cultura, na Casa do Teatro Popular, que fica na Rua Carlos Gomes, centro da cidade.
Tema de discussão: A cidade se articula
Dia 15
Mesa 1: Península e Comércio