Cerca de 120 jovens participam das oficinas projeto Canabrava Quilombo de Renovação

Cerca de 120 jovens, entre 09 e 24 anos, participam das 10 oficinas de arte oferecidas pelo projeto Canabrava Quilombo de Renovação. As oficinas fazem parte do edital de concurso dos Mestres Populares da Cultura, através da Fundação Gregório de Mattos. O foco é homenagear quatro Mestres Populares da Cultura, do bairro de Canabrava e mobilizar a comunidade que nasceu dentro do aterro sanitário e vivia de cata de lixo, com projetos sociais com base na arte, cultura, educação, cidadania e profissionalização. As oficinas acontecem de segunda à sexta-feira, entre 8h às 17h.

As atividades vão desde a ensinar aos jovens a tocar instrumentos percussivos, à produção de textos para confeccionar uma cartilha, construir letras de Rap, coreografias e graffitar espaços com a imagem dos mestres, nas oficinas de capoeira, comunicação, dança-afro, diversidade cultural, hip-hop, percussão, produção cultural e teatro. A realização das oficinas acontece por todo mês de novembro e se estende até a primeira semana de dezembro, nos seguintes locais: Espaço Cultural Bicho da Cana, Sociedade Recreativa e cultural de Canabrava, Centro Comunitário e Terreiro de Boiadeiro.O projeto será encerrado, no dia 07 de dezembro, com um festival de encerramento, oportunidade em que serão mostrados, os resultados das oficinas e será lançado uma cartilha, e um vídeo contando a história dos mestres homenageados.

Homenageados – Os Mestres Populares da Cultura de Canabrava são personalidades que contribuíram para a construção da identidade cultural e na transformação social da comunidade, que são: Antônio Perreira, conhecido por Carlinhos Capoeirista; Carlos Augusto Machado, o Kaum do Samba; Derival Mattos, – Neném Calabar e Nilza Silva - Dona Nilzão.
Cada Mestre dentro da sua esfera do saber vem resgatando a história do bairro e contribuindo na formação cultural desses cidadãos. O Mestre Carlinhos Capoeirista, por exemplo, que vive na comunidade há mais de 30 anos, vêm há 20 anos realizando um trabalho social com os jovens para manter viva a capoeira. O Mestre Kaum do Samba, fundador do Grupo Samba Mangueira – formado pelos moradores da comunidade local - desenvolve um trabalho artístico e cultural, através da música percussiva, confeccionando seus próprios instrumentos.
O projeto também vai render homenagem a Neném Calabar, que antes de se profissionalizar como musico era badameiro, catador de materiais recicláveis, e tirava desta atividade seu próprio sustento e da sua família. Desse dinheiro, profissionalizou-se e hoje contribui com a comunidade desenvolvendo atividades de resgate do samba de roda, dança , musica, teatro, ensina a tocar instrumentos percussivos e trabalha como agente comunitário de saúde e a Dona Nilzão, que é filha de santo e freqüentadora do terreiro de candomblé, em maragojipe, fundadora do Grupo de Samba Val Danado, hoje Bicho da Cana realizou trabalhos sociais na comunidade para resgatar a origem do samba de roda passando para crianças, adolescentes e jovens
Alessandro Barreto, um dos coordenadores do projeto diz que o Projeto Canabrava Quilombo de Renovação quer unificar as diversidades artísticas trabalhadas no bairro em prol da melhoria da qualidade de vida dos moradores.” Quem mora também estará envolvida no projeto, além dos próprios mestres. Esta comunidade que tanto sofreu e sofre com a discriminação, por ter nascido dentro de um aterro sanitário precisa ser conscientizada a valorizar a cultura local. Canabrava também tem cultura, e com os resultados deste projeto estaremos estimulando a construção do centro de cultura popular do bairro”, conta.

Kírlia Arruda