Lançada agenda oficial do aniversário da cidade

A cidade de Salvador completa 458 anos de fundação no dia 29 de março, mas as comemorações foram inciciadas nesta quarta-feira, 7, às 9 horas, no gabinete do prefeito João Henrique, com o lançamento oficial de uma ampla programação de atividades educativas, culturais e artísticas, reunidas na agenda-programa Viva Salvador. A iniciativa é da Fundação Gregório de Mattos (FGM) com a participação de inúmeras entidades e agentes culturais baianos, entre teatros, escolas, bibliotecas, universidades, museus, fundações e associações comunitárias.

A agenda foi apresentada pelo presidente da FGM, professor Paulo Costa Lima, nas presenças de lideranças culturais, do secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles, secretário municipal de Governo, João Cavalcanti, representando o prefeito João Henrique, e do secretário municipal de Educação, Ney Campello. Focado em três vertentes - Cultura e Responsabilidade Social, Incentivo à Leitura e Atividades Artísticas - o projeto comemorativo reúne eventos importantes como o lançamento, hoje, durante a solenidade, do edital “Planos Locais de Cultura”, que visa a organização e articulação de grupos culturais da cidade em suas comunidades; e do segundo edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura / Viva Cultura, através de parceria da FGM com a Secretaria da Fazenda de Salvador/SEFAZ, que impulsiona a produção cultural de Salvador através da seleção de projetos com incentivo fiscal para empresas patrocinadoras. Segundo Paulo Lima, “desta vez, serão disponibilizados R$600 mil, através do Viva Cultura”.

Além do lançamento da agenda foi apresentado ainda o site “Avisa Lá Salvador”, outra iniciativa da FGM que, através do endereço eletrônico www.avisala.salvador.ba.gov.br, passa a veicular toda a vida, memória e programação cultural dos bairros da cidade. “Estamos lançando um instrumento de democratização da cultura, é a isto que o site se destina”, resumiu Paulo costa Lima. Comentado sobre as ações da Prefeitura, o secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles observou que a Fundação Gregório de Mattos vem assumindo as responsabilidades de uma secretaria municipal de Cultura, propondo ações importantes para a política cultural da cidade.

“Como artista e produtor cultural, que era, antes de assumir a pasta de Cultura do Estado, sempre me perguntei por que Salvador, com toda sua riqueza cultural, não tinha uma secretaria municipal de Cultura, mas vejo que a Fundação Gregório de Mattos vem fazendo este papel”. Para Márcio Meirelles, que reafirmou sua presença na solenidade, deixando claro o fortalecimento da parceria da Secretaria de Cultura do Estado com a Fundação Gregório de Mattos, disse que a FGM criou políticas culturais que se convertem agora em referência para o trabalho que pretende realizar a frente da secretaria estadual de Cultura. “Acho que tudo que vem sendo feito mostra a força que a instituição tem até que se crie uma secretaria municipal de Cultura, já anunciada pelo prefeito João Henrique”, enfatizou.

Agenda – Ainda esta manhã, foi anunciado em primeira mão, que, no dia 29 de março, o prefeito vai cantar parabéns para a cidade no fim de linha da Ribeira, às 17h30, seguindo depois, de barco, para Plataforma, onde inaugura a Estação Ferroviária Almeida Brandão, às 18h30, onde haverá um show da cantora Margareth Menezes, programado para as 19h30.

A programação artística do aniversário da cidade inclui ainda a realização, na Praça Thomé de Souza, de um Festival de Música, reunindo ao longo do mês diversas bandas emergentes e consagradas de Salvador. Haverá também uma edição especial do projeto Cinema na Praça, o lançamento da agenda anual do projeto Mestres Populares da Cultura, além da retomada do programa Estação Cultura, que compreende atividades culturais e educativas nas estações da Lapa, Iguatemi, Pirajá e Calçada.