:: Avisa Lá Salvador ::

Curso de Canto Coral da Fundação Gregório de Mattos encerra inscrições sexta-feira, dia 30/03.

Quem quiser se inscrever para as aulas de canto do Coral Fundação Gregório de Mattos (FGM) tem que correr, porque as inscrições serão encerradas na próxima sexta-feira. Com aulas do maestro Cícero Alves Filho, que é autor de um estilo marcante na arte de reger, o curso é gratuito e tem como objetivo treinar a voz de jovens – homens e mulheres - de 18 a 30 anos. A formação consta de uma aula semanal no período vespertino, até dezembro, e dá certificado de participação aos alunos. As inscrições podem ser feitas na sede da FGM (Rua Chile, 31 – Centro), das 13h às 19h, com agendamento de horário através do telefone 3322-1486, ramal 220.
Todos os inscritos vão passar por uma avaliação de ritmos e melodias. O trabalho de seleção, segundo Kadija Teles, que acompanha o maestro ao piano, em cada aula, avalia principalmente a afinação do candidato. Para os aprovados, o Curso de Canto e Coral Fundação Gregório de Mattos tem como meta o treinamento da voz, mas realiza, simultaneamente, um trabalho corporal, marca registrada de Cícero Alves Filho, que sempre trabalhou com corais performáticos. Para quem já participou, a experiência vem sendo recomendada como uma espécie de terapia. "Não podemos esquecer que o coral tem a pretensão de ser um espaço de integração de pessoas através da música", observa o maestro. Para os novos alunos, ele promete incursões pela Música Popular Brasileira e ainda alguns passeios pela musicalidade baiana, visitando compositores como Moraes Moreira e Carlinhos Brown.
O Coral Fundação Gregório de Mattos foi criado ano passado e conta com 44 integrantes. Já fez duas apresentações: uma no Museu de Arte Sacra, em dezembro do ano passado, tendo no repertório canções natalinas; e durante a programação cultural da Festa em Homenagem ao Senhor do Bomfin, em janeiro último.
Além do Coral Fundação Gregório de Mattos, Cícero Alves Filho vem trabalhando com professores da rede municipal de ensino que participam do Coral Cidade Educadora. O objetivo do trabalho é formar professores que vão se tornar multiplicadores, criando novos corais nas escolas do ensino público municipal.

Cássia Candra
Assessoria de imprensa