:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::


Mostra de fotos Cores do Brasil pode ser vista no Museu da Cidade.

“Cores do Brasil”, a 27ª exposição fotográfica de Isa Vanny Farias, que está montada no Museu da Cidade (Largo do Pelourinho) até 31 de março (visitação grátis de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h), tem como tema principal a cultura popular brasileira, unindo um pouco do cotidiano do povo em três cidades : Aracaju, Brasília e Ouro Preto em Minas Gerais. A diversidade cultural brasileira também tem suas semelhanças, o que faz do brasileiro um povo único e muito próximo em suas formas de expressão e organização cultural. Cores do Brasil brinca com a estética colorida das imagens e ao mesmo tempo com as “cores” do povo: mistura de raças, religião, folguedos, enfim, tudo o que nos torna humanos.
“Cores do Brasil” não tem intenções artísticas, mas sim de intercâmbio cultural, utilizando uma linguagem documental e talvez um tanto antropológica. A questão artística ficou em segundo plano. Seu principal objetivo é divulgar a cultura popular e incentivar um olhar mais sensível para os pequenos detalhes do cotidiano, que nos passam desapercebidos na “correria” para a sobrevivência.
Isa Vanny Farias é Jornalista e professora universitária na UFS, tendo começado com a fotografia profissional aos 17 anos, antes mesmo de ingressar numa faculdade de Comunicação. Baiana de Juazeiro, passou por vários estados como o Pernambuco, Paraíba, Minas e Sergipe, onde mora atualmente. Tendo trabalhado com várias vertentes da expressão imagética, tem preferência pela fotografia experimental (artística) e o documentário, com uma postura mais jornalística na abordagem da imagem.
Já expôs em várias partes do Brasil a exemplo de “Impressões” no Teatro do Parque em Recife, “Projeto V” no Palácio das Artes em Belo Horizonte, “Elementais” em Aracaju, Rio de Janeiro e Córdoba, na Argentina, “Espectros” no IV Salão de Arte fotográfica, Galeria Cañizares em Salvador, dentre outras não menos marcantes. No seu trabalho a pesquisa é considerada fundamental, tanto a acadêmica quanto a popular.Todo povo precisa conhecer a sua cultura como parte importante na formação de sua identidade e Isa acredita que a fotografia tem proporcionado esta experiência.

Assessoria de imprensa
Fundação Gregório de Mattos

     
:: Avisa Lá Salvador ::