:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::


Fundação Gregório de Mattos reúne poetas interpretando seus próprios textos em CD que inaugura a série Voz & Poesia.

A Fundação Gregório de Mattos (FGM) lança, no próximo dia 28, às 19h, no foyer do Teatro Castro Alves, o primeiro volume de Voz & Poesia, uma série de CDs de poemas que pretende reunir alguns dos nomes mais representativos da nossa poesia em torno de temas diversos. O série está sendo inaugurada com o CD Viva Salvador 458 anos!, que concentra poemas em torno da capital baiana, ditos pelos poetas José Carlos Capinan, Ildásio Tavares, Myriam Fraga, Fernando da Rocha Peres, Adelmo Oliveira, Maria da Conceição Paranhos e José Carlos Limeira, todos filhos da Bahia. Além da cidade, Gregório de Mattos também é homenageado. Foi selecionado o poema Epílogo, cantado pelo compositor Gerônimo e recitado por Ildásio Tavares, para destacar a obra do “boca do inferno”, um poeta que, de uma maneira muito singular, soube retratar como poucos a realidade da cidade do Salvador.

No mesmo horário e local será lançado também o livro Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Bahia, da historiadora Angelina Garcez. Fruto de uma parceria da Editora da Universidade Federal da Bahia – Edufba com a FGM, a publicação aborda a trajetória dos franciscanos no Brasil, que está diretamente ligado à própria história do país. O livro foca na Ordem, desde os primeiros anos de descobrimento do Brasil - com a celebração da primeira missa por um padre franciscano, e o plano de catequização dos índios, até o seu desenvolvimento. Ambos os eventos antecedem a apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia, que às 20h irá fazer um concerto em homenagem ao aniversário de Salvador.

Voz e Poesia – A idéia de lançar uma série de CDs de poesia nasceu da necessidade de criar uma memória para os autores do gênero e suas obras. Paulo Costa Lima, principal mentor do projeto, explica que Voz e Poesia “coloca o autor diante do seu texto, dizendo ele mesmo os versos que escreveu”. Segundo o presidente da FGM, nestas publicações, é o autor que representa sua poesia, interpretando-a “e, talvez assim, realizando um desejo secreto de muitos de nós, seus leitores, que por vezes nos pegamos lendo poemas e perguntando a nós mesmos: como será que o autor os diria?”.
O tema que inaugura a série – Salvador - foi escolhido para marcar os 458 anos da cidade que inspira tantos poetas. Já no século XVII, Gregório de Mattos escrevia versos emblemáticos sobre aquela que chamava de “Cidade da Bahia”. O “Boca do Inferno” não poderia deixar de ser lembrado no primeiro volume da série de publicações criada e produzida pela fundação que tem o seu nome. Com canção e poesia, o cantor Gerônimo e o escritor Ildásio Tavares, interpretam Gregório, prestando uma justa homenagem ao poeta, um ícone da literatura brasileira do século XVII.

     
:: Avisa Lá Salvador ::