Festa nas ruas para comemorar os 458 anos de Salvador.

O aniversário de 458 anos de Salvador, nesta quinta-feira, 29, será marcado por uma grande manifestação popular, que deverá promover um belo espetáculo no centro da cidade com performances carnavalescas, circenses e teatrais. Este é o espírito do Cortejo Cultura e Cidadania, que vai reunir representantes de 37 entidades, entre ONGs, caravanas culturais de vários bairros, escolas da rede e parceiros da prefeitura, em uma caminhada com saída do Campo Grande, às 16h, com destino à Praça Thomé de Souza. “Queremos promover uma grande confraternização nas ruas de Salvador com todos que promovem a integração social e a valorização da cultura”, afirma o professor Paulo Costa Lima, presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

A concentração vai começar às 15h com organização das entidades que vão realizar o cortejo. Dentre os participantes da caminhada estão confirmadas presenças ilustres, como a dos Mestres Populares da Cultura e organizações de reconhecidas na área social, como a Fundação Cidade Mãe, Projeto Axé, Mais Social e o Liceu de Artes e Ofício. Estão previstas várias performances durante o trajeto, a partir das participações do Circo Picolino, do Malê de Balê, Cortejo Afro, Lira Imperial do Samba, Grupo de Teatro de Rua e de vários grupos de capoeira, além de fanfarras de diferentes bairros da cidade.

À noite a movimentação será em Cajazeiras X com show do Motumbá, grande revelação do último Verão, às 22h, no Campo da Pronaica. Antes, às 20h, a cantora Elaine vai abrir a festa, prometendo animar o público. A programação artística da semana para comemorar o aniversário da cidade, na verdade começa desde amanhã e inclui shows abertos ao público, às 18h, na Praça Thomé de Souza. Na terça (27), se apresentará a banda Radiola, que tem uma grande legião de fãs em Salvador; quarta (28), será a vez do Seminário Musical de Matheus Aleluia, que baseia seu espetáculo em elementos da cultura afro-brasileira; e dia 30 de março, grande performance carnavalesca com a Lira Imperial do Samba, chegando à Praça Municipal com a proposta de retomada das escolas de samba na Bahia.
A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) também irá prestar sua homenagem na quarta-feira, 28, às 20h30, com um concerto especial para marcar os 458 anos de Salvador. O concerto será na Sala Principal do Teatro Castro Alves, sob regência do maestro Erick Vasconcelos. Antes da apresentação da OSBA, às 19h, no Foyer do TCA, serão lançados o livro Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Bahia, de Angelina Garcez, publicado através de parceria da Editora da UFBA e a Fundação Gregório de Mattos; e o CD Voz & Poesia, produto da FGM que reúne José Carlos Capinan, Ildásio Tavares, Myriam Fraga e outros, dentre os principais poetas da Bahia, dizendo seus próprios textos, poemas sobre o tema Salvador. Todos os eventos do TCA são para convidados.
Na quinta-feira, 29, às 15h, na Biblioteca Municipal Edgard Santos (Ribeira), a FGM realiza o último encontro da série Era uma vez..., atividade educativa de incentivo à leitura voltado para o público infanto-juvenil. Criado para marcar o Ano Municipal da Leitura, o projeto consiste em convidar crianças para ouvir histórias contadas pela escritora e poeta baiana Mabel Veloso. Todas as histórias ganham um clima especial a partir de intervenções musicais da pianista Graça Ferreira.
Já com foco na cidadania, serão realizadas atividades diárias, de segunda (26) a quinta (29), dentro do projeto de integração museu-escola, levando crianças da Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima para a Casa do Benin, um dos equipamentos da FGM. A programação envolve 175 estudantes da pré-escola à 4ª série em uma dinâmica que pretende promover diálogos sobre Salvador, através de atividades que visam contribuir para o fortalecimento da identidade cultural e da cidadania.
E as comemorações pelos 458 anos de Salvador só vão terminar dia 5 de abril com a reativação a Travessia Ribeira- Plataforma, às 18h30. Para as 20h está programado show com a cantora Margareth Menezes, cantando especialmente para a cidade.

Cássia Candra