:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::
PIEDADE

O bairro da Piedade compreende a região onde encontramos a praça homônima, a Igreja de Nossa Senhora da Piedade e o seu entorno. Limitado pelos bairros de Nazaré, Barris, Politeama e São Pedro, a Piedade se faz presente na história da Bahia, principalmente no episódio da Revolta dos Alfaiates, quando os seus mártires foram enforcados na forca que existia no centro da praça, que já foi a principal de Salvador. No seu entorno encontramos um dos mais belos exemplares da nossa arquitetura, o Gabinete Português de Leitura, datado de 1863. Do outro Lado da Praça encontramos o prédio da Faculdade de Economia da Ufba construído no local onde antes existia o Solar Lacerda, onde nasceu Antônio Lacerda. A Piedade é uma das áreas de mais intenso comércio da Cidade, onde encontramos dois dos mais populares shoppings de Salvador: o Center Lapa e o Shopping Piedade. Ao lado deste último fica a Estação da Lapa, a principal estação de transporte da cidade.

 

 
Área
CENTRO
 
Depoimentos
IGREJA DA PIEDADE
"Eu não falei na igreja da Piedade porque ela é um hospício novo, ela é do começo do século XX. Já existia ali uma igreja da Piedade, mas não aquela que você conhece hoje. A cúpula é do século XIX, a nave central é do século XIX, mas todo o convento é do século XX. Eu parei no século XIX.
Eu não falei, por exemplo, no Museu de Arte Sacra, na sua vigência, parei em Santa Tereza, na construção, não falei na demolição do seminário menor e na restauração para o Museu de Arte Sacra.
No caso da Piedade, a cúpula é de tijolo - ouça bem – a cúpula de São Bento é de concreto armado, é coisa recente, foi feita já por Emilio Odebrecht. Porque as igrejas são dinâmicas, elas continuam fazendo coisas. Mas a cúpula da Piedade, a cúpula merece todo o respeito. Você fez bem em lembrar.
Ela é feita com a velha tecnologia medieval." (Cid Teixeira)
www.cidteixeira.com.br

IGREJA DE SÃO PEDRO
"A igreja de São Pedro estava onde hoje está o relógio de São Pedro. Para que você tenha uma idéia, entre a lateral da igreja de São Pedro e as casas que hoje, que é onde funcionou a Escola Politécnica, era um beco estreitíssimo. Essa igreja de São Pedro foi demolida em 1912, quando da abertura da Avenida Sete por José Joaquim Seabra. Queria-se demolir também o mosteiro de São Bento. Mas esse, houve um movimento popular; então, se fez um novo traçado, os projetistas repensaram a Avenida Sete, chegaram à ladeira de São Bento um pouco mais pra direita e não se mexeu no mosteiro de São Bento. Mas para isso, sacrificou-se a igreja de São Pedro, que perdeu a sua primeira versão, ganhando aquela na Piedade, construída pelo governo do estado como indenização pela demolição da igreja de São Pedro ali onde ela estava." Cid Teixeira
www.cidteixeira.com.br
 
Na Mídia
:: MODERNIZAM-SE OS JARDINS DA CIDADE
A TARDE, 02.10.1948.
:: EM DEFESA DA MEMÓRIA CULTURAL E ARQUITETÔNICA DA BAHIA
A TARDE, 06.03.1983, Caderno 2, p.2, José Au
:: PRAÇA DA PIEDADE DE “CARA NOVA” É BOA OPÇÃO DE LAZER NO CENTRO
A TARDE, 20.06.1998, Local, p.6.
:: CAMALEÕES DA PIEDADE SÃO CONCORRÊNCIA AO ZOOLÓGICO
DIÁRIO DE NOTÍCIAS, 13.01.1976, p.1.
:: MILAGROSO DO ARGUIM SANTO CASAMENTEIRO
JORNAL DA BAHIA, 13 e 14.06.1965, Caderno 2, p.1
 
 
 
 
Curiosidades
PRINCIPAL PRAÇA DA CIDADE
No século XVIII, a principal praça da cidade era a Praça da Piedade, local das manifestações populares e políticas. Em 08 de novembro de 1799, foram executados os heróis da Conjuração Baiana: João de Deus Nascimento, Manuel Faustino dos Santos Lira, Luiz Gonzaga das Virgens e Veiga e Lucas Dantas do Amorim Torres.

LUTA PELA INDEPENDÊNCIA
No Convento da Lapa, também situado neste pólo, aconteceu embates pela Independência da Bahia, vitimando a abadessa Joana Angélica, e que, hoje, tem seu nome associado à avenida do bairro: Av. Joana Angélica.

A REVOLTA DOS BÚZIOS
A Revolta de Búzios, também chamada de Revolta das Argolinhas, Revolta dos Alfaiates, Conjuração Baiana ou Inconfidência Baiana, reuniu todos os homens que sonhavam e lutavam pela implantação de uma República democrática e justa, e pelo fim da escravidão, que impedia negros e brancos de serem tratados com igualdade.

Foi um dos mais importantes movimentos libertários do país, entre os dias 12 e 25 de agosto de 1798, nos bairros do Pelourinho, Preguiça e Piedade. O movimento recebeu estes nomes devido ao fato dos revoltosos usarem um búzio preso à pulseira para facilitar a identificação entre si, por usarem uma argola na orelha com o mesmo fim e, também, porque alguns dos conspiradores serem alfaiates.
 
:: Avisa Lá Salvador ::