:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::
LARGO DOIS DE JULHO

O Largo Dois de Julho é tradicionalmente um bairro de clase média, debruçado sobre a Baía de todos os Santos. Recentemente passou por um processo de revitalização, mantendo ainda a presença de moradores antigos, comércios informal e formal, bares e museus, com destaque para o Museu de Artes Sacra, considerado um dos mais importantes monumentos da América Latina.

Pelas ruas do bairro já perambularam Gregório de Mattos e Glauber Rocha, símbolos da intelectualidade baiana e o poeta Castro Alves. Dias antes de morrer, na casa de nº 50, da ladeira do Sodré, próximo ao Largo Dois de Julho, disse o poeta: Quero morrer olhando o infinito azul, referindo-se a vista do bairro para o céu e a Baía, um dos fatos marcantes da história do bairro.

No período do descobrimento do Brasil, séc.XVI, o local foi rota de passagem dos colonizadores no caminho da Vila Velha (atual Vitória), percurso que unia as duas vilas da cidade. Também foi passagem do Exército Brasileiro, em 2 de Julho de 1823, dia da Independência da Bahia.

 

 
Área
CENTRO
 
 
Na Mídia
:: LARGO DOIS DE JULHO GUARDA A HISTÓRIA
A TARDE, 28.08.1999, p.4, Eduarda Uzêda.
:: HISTÓRIA RESTAURADA
CORREIO DA BAHIA, 01.07.2003, p.8, Paloma Jacobina.
:: LARGO 2 DE JULHO, PÁGINA RICA DA HISTÓRIA
TRIBUNA DA BAHIA, 20.07.1987, Cidade, p.2.
 
 
 
 
 
:: Avisa Lá Salvador ::