:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::
TORORÓ

O bairro do Tororó tem sua história marcada por uma lagoa natural e secular que chegou a ter seis quilômetros de extensão: o Dique do Tororó. Invasores e ocupantes da cidade de Salvador, os holandeses, reforçaram suas defesas naturais contra os portugueses, uma das quais era o Riacho das Tripas, então represado, dando origem ao largo cinturão de águas e terras pantanosas, em 1624, depois denominado Dique doTororó.

No bairro, está o maior estádio de futebol do estado da Bahia - Estádio Otavio Mangabeira, conhecido também como Fonte Nova - que ressalta a ligação do bairro com as águas doces.

Mas, o Tororó também é famoso por ter sido um dos símbolos dos antigos carnavais, com o seu próprio calendário de festas, e com destaque para a Lavagem da Igreja que acontecia uma semana antes do Carnaval. Berço do mais famoso bloco de índios do carnaval baiano, os Apaxes do Tororó, lá, encontra-se, também, a praça Dodô e Osmar, uma homenagem feita aos inventores do Trio Elétrico.

 

 
Área
CENTRO
 
Depoimentos
“Tororó é onomatopéico, Tororó com Barris. São bairros que estão perto um do outro. Tororó é onomatopéico das águas do dique. Que era muito maior do que é hoje esse dique, é bom lembrar. Para você ter uma idéia, até o século XIX, você podia tomar uma canoa na Concha Acústica e navegar até a Tribuna da Bahia, atravessar tudo que hoje é o Vale dos Barris, ingressar no que ainda resta de dique, Fonte Nova não havia, era o dique propriamente dito, até chegar lá, no sangradouro do dique. Quando se abriu, se cortou a meia encosta para fazer a ladeira dos Galés...
...Largo da Fonte Nova, para não confundir com a Fonte das Pedras, que é aquela que está lá, junto do estádio. Fonte Nova é aquela cá de baixo, onde se lava automóveis, tem mendigos por ali, essa é que é a Fonte Nova.” (Cid Teixeira)
www.cidteixeira.com.br
 
Na Mídia
:: BAIRRO PRIVILEGIADO, O TORORÓ TEM ÁREA ECOLÓGICA PRÓPRIA
A TARDE, 21.05.1994, p. 12
:: ALEGRIA NO TORORÓ
CORREIO DA BAHIA, 14.01.1997, p. 2
:: DODÔ E OSMAR AGORA EM PRATA, NO TORORÓ
CORREIO DA BAHIA, 30.09.1988, p. 2
:: TORORÓ, BAIRRO DA CALMA E DO BARULHO
JORNAL DA BAHIA, 06 e 07.11.1988, p.13
:: HISTÓRIA DO TORORÓ COMEÇA COM HOLANDESES
TRIBUNA DA BAHIA, 03.03.1988, Cidade, p.2
:: TODO MUNDO TEM SAUDADES DO ANTIGO CARNAVAL
TRIBUNA DA BAHIA, 29.05.1987, Cidade, p.2
 
 
 
 
 
:: Avisa Lá Salvador ::