:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::
GAMBOA

O bairro da Gamboa caracteriza-se pela comunidade litorânea, secularmente habitada por pescadores, situada na entrada sudoeste da Baía de Todos os Santos nas proximidades do centro de Salvador. O Forte São Paulo da Gamboa, que surgiu como parte do plano de defesa da cidade, elaborado por João Massé, no século XVIII, foi inaugurado, possivelmente, em 1722. A fortaleza, como é denominada pelos moradores locais, hoje, em ruínas, serve de moradia para algumas famílias e é o local escolhido pela comunidade para a realização dos principais encontros e atividades da comunidade. O pequenino bairro conta com um também pequenino espaço cultural, o Teatro Gamboa. Na sua fronteira está localizado o Passeio Público de Salvador, onde encontramos o tradicional Teatro Vila Velha e o suntuoso Palácio da Aclamação do Governo. O Passeio Público debruça-se para o bairro da Gamboa e para uma das mais belas vistas da Baía de Todos os Santos.

 

 
Área
CENTRO
 
Depoimentos
"Somos uma comunidade de pesca e não podemos viver de pesca em cajazeiras, por exemplo. Temos hábitos, uma cultura própria, nos tirar daqui é destruir tudo isso, é destruir minha história."
Ana Cristina da Silva Caminha - Associação Amigos de Gegê dos Moradores da Gamboa de Baixo
(Quem faz Salvador, 2002, Cd-Room, Ufba)

"Queremos garantir a sobrevivência de nossa comunidade com seus valores e tradições. Já sofremos muito com o crescimento da cidade. O avanço dos prédios para a praia nos impede de catar mariscos, o movimento cada vez maior dos barcos assusta os peixes. Se não nos organizarmos, vai ser difícil continuar."
Ana Cristina da Silva Caminha - Associação Amigos de Gegê dos Moradores da Gamboa de Baixo
(Quem faz Salvador, 2002, Cd-Room, Ufba)
 
Na Mídia
:: GAMBOA MOSTRA BELEZA E CONTRASTE SOCIAL
A TARDE, 01.12.2001, p.4, Cláudia Oliveira
:: GAMBOA DE BAIXO ONDE O TEMPO PAROU
JORNAL DA BAHIA, 21.07.1970, p.4
 
 
 
 
 
:: Avisa Lá Salvador ::