:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::
BARRIS

O bairro dos Barris se localiza no centro de Salvador, entre os bairros do Politeama, Piedade e Tororó. Como outros bairros de Salvador, inicialmente era uma grande roça; suas primeiras moradias surgiram no final do século XIX e se constituíam de chácaras e sobrados. O nome "Barris" provavelmente se origina desse período, quando as casas ainda não possuíam rede de esgotos e cada moradia possuía um barril, onde eram depositados os dejetos que toda noite eram despejados pelos escravos numa área próxima, que passou a ser conhecida como Vaza Barris. Algumas figuras ilustres fazem parte da história do bairro: o presidente Getúlio Vargas, nos anos 40, costumava se hospedar num sobrado na esquina das ruas General Labatut e Comendador Gomes da Costa; nos Barris também viveu a família do grande cineasta Glauber Rocha. A Biblioteca Central dos Barris, a mais importante do estado, é motivo de orgulho para os seus moradores. Nela funcionam ainda as salas de cinema Walter da Silveira e a Alexandre Robato, além de um teatro, o Espaço Xisto Bahia. O Bairro conta ainda com dois grandes Shoppings, o Center Lapa e o Shopping Piedade. A estação da Lapa, a principal estação de ônibus de Salvador e, futuramente, também estação do Metrô, está localizada nos Barris. Dentre as instituições de ensino do bairro destacam-se o tradicional Colégio de Nossa Senhora do Salete, com mais de 140 anos, e a Faculdade Visconde de Cairu. O bairro dos Barris conta ainda com vários estabelecimentos comerciais, bares e boates.

 

 
Área
CENTRO
 
Depoimentos
“Barris. Por que Barris? Por que o nome Barris? Obviamente, senhores arquitetos, senhores engenheiros, quando forem à estação da Lapa, observem que o primeiro piso está sempre úmido, porque ninguém consegue arrolhar uma nascente; o primeiro piso da estação da Lapa é sempre úmido porque a água continua ali, embaixo, na fonte dos Barris. O nome é a resposta do óbvio, da busca da água de boa qualidade, potável e por isso se faz fonte dos barris. Ali, um homem chamado Barbacena, Felisberto Caldeira Branco Ponte de Oliveira e Horta fez a sua casa de moradia. Esta casa Felisberto Caldeira Branco foi mais tarde comprada pelo poder público, mas antes disso foi à sede do colégio Abílio, Abílio César Borges implantou ali o Ginásio Baiano, o primeiro estabelecimento de ensino de nível médio que nós tivemos aqui, no bairro dos Barris.
Essa casa foi também, mais tarde, quartel de polícia e depois foi demolida e hoje está no sitio onde ela era, a Biblioteca Pública do Estado. Essa é a historinha pequena do bairro dos Barris.” (Cid Teixeira)
www.cidteixeira.com.br

"O que a gente precisa é dar um tratamento a Salvador de metrópole. É preciso perceber que Salvador cresceu. É preciso se instrumentalizar para viver em Salvador."
Carmen Paternostro - Diretora Teatral - Barris
(Quem faz Salvador, 2002, Cd-Room, Ufba)
 
Na Mídia
:: SÓ LEMBRANÇAS DO PASSADO NOS BARRIS
A TARDE, 24.10.1998, Caderno 1, Ivana Braga
:: BARRIS É DO BABADO
CORREIO DA BAHIA, 09.09.2001, p.2, Marcos Uzel
:: OS DOIS BARRIS
JORNAL DA BAHIA, 21 e 22.03.1965, Caderno 1, p.1
 
 
 
 
 
:: Avisa Lá Salvador ::