:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::
BONFIM

Situado numa das regiões mais privilegiadas da cidade, de onde se pode contemplar toda a beleza da Baía de Todos os Santos, o bairro do Bonfim é sinônimo de devoção. Abençoado pela mais querida igreja da Bahia, a Basílica do Senhor do Bomfim, inaugurada em 24 de junho de 1754, o Bonfim revela do alto da Colina Sagrada um contraste entre duas cidades distintas: a do seu entorno, constituída de casas datadas do pós guerra e a da Salvador moderna de “além mar” com seus espigões na Vitória e na Barra. Habitado por um povo apaixonado e orgulhoso, o bairro é o ponto culminante da mais rica celebração religiosa do país, a Lavagem do Bonfim, onde católicos e adeptos do candomblé comungam uma mesma fé. Localizado na Peníssula Itapagipana, entre os bairros da Boa Viagem, Massaranduba e Roma, o Bonfim é um paraíso de tranqüilidade e beleza e ,como diz o dito popular, “Quem foi à Bahia e não foi ao Bonfim, não foi à Bahia.

 

 
Área
PENÍNSULA E COMÉRCIO
 
 
Na Mídia
:: BONFIM TEVE INFLUÊNCIA NA REVOLTA DOS MALÊS
A TARDE, 07.08.1999, Caderno 1. p. 6, Eduarda Uzêda.
:: A COLINA SAGRADA ERA UMA ILHA
A TARDE, 30.05.1993, Caderno 2, p. 1, Alex D. G. Pereira.
:: A FESTA DO BONFIM DE ONTEM E HOJE
A TARDE, 17.01.1959, Caderno 1, p. 2, Hildegardes Viana.
:: LAVAGEM DO BONFIM VIRA CARNAVAL
A TARDE, 13.01.1984, Caderno 1, p. 3.
:: PROVA DE FÉ
CORREIO DA BAHIA, 12.01.2007, Aqui Salvador, p. 1, Alexandre Lyrio.
:: SERÁ UM ACONTECIMENTO NACIONAL
A TARDE, 22.12.1940
:: É A IGREJA DA “SAGRADA COLINA”
A TARDE, 24.12.1940
 
Atrativos
- PRAÇA DIVINA
A Praça Divina está localizada no bairro do Bonfim, aos pés da Ladeira Porto do Bonfim e final da Avenida Beira Mar. Em tempos passados havia na Praça a Feira do Bonfim, sempre aos sábados, à noite. Na feira, assim como no Largo da Madragoa, acontecia o “footing”, a paquera. Segundo Miguel Gesy Lopes, fundador da associação Amai, “os rapazes faziam uma parede para apreciar o passeio das meninas. Ninguém comprava nada na feira, era só o passeio”. Além da paquera entre os jovens, era comum a presença das famílias em dias de feira. Atualmente a praça é atração na noite itapagipana, onde bares servem o famoso pirão de aipim com carne de sol.

- IGREJA DE NOSSO SENHOR DO BONFIM
Um dos principais cartões-postais da cidade, A Igreja Basílica do Senhor Bom Jesus do Bonfim, ou Igreja de Nosso Senhor do Bonfim como é conhecida, é um dos símbolos da religiosidade baiana. A construção do santuário de peregrinação teve início em 1740 com a vinda para a Bahia do Capitão de Mar e Guerra, Theodósio de Faria. Segundo a Irmandade de Nosso Senhor do Bonfim, o Capitão de Mar e Guerra tinha grande devoção ao Senhor do Bonfim, através da imagem que se venera em Portugal, na cidade de Setúbal e trouxe de Lisboa uma imagem semelhante esculpida em pinho de riga, medindo 1,06m de altura. Conta-se a história que o Capitão português trouxe a imagem como agradecimento por haver sobrevivido a uma tempestade em alto-mar, tendo prometido construir uma igreja no ponto mais alto que avistasse, de onde pudesse acompanhar a entrada da Baía de Todos os Santos.

Em 1745, a imagem foi guardada na Igreja da Penha de França de Itapagipe, onde permaneceu até a construção do templo de Nosso Senhor do Bonfim. Nesse mesmo ano, foi fundada uma irmandade de devotos leigos que foi denominada “Devoção do Senhor do Bonfim”. Situado na única colina de Itapagipe, o tempo foi construído entre os anos de 1746 a 1772. A imagem do santo foi passada para seu templo, em 1754, em uma procissão que contou com a presença de grande parte da população da cidade e do então Governador da Bahia. A imagem de Nossa Senhora da Guia, também trazida de Portugal por Theodósio de Faria foi também colocada na Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e passou a ser venerada junto com o santo.

A Fachada do edifício é parcialmente revestida de azulejos brancos portugueses datados de 1873, contrastando com a pedra morena das esquinas, portais, cercaduras e frontão. Nos seis altares laterais estão painéis de Franco Velasco. Os painéis da sacristia e trinta e quatro quadros nos corredores são assinados por José Teófilo de Jesus. Os painéis “A Morte do Pecador” e “A Morte do Justo” quadros situados na entrada da igreja são atribuídos a Bento José Rufino Capinam e seu filho Tito Nicolau Capinam, respectivamente. Esta Igreja possui ainda azulejos de Lisboa com cenas da vida de Cristo e ricos adornos como: sacrário em prata lavrada, lâmpadas e tocheiros de prata. Possui também salas com lembranças das graças alcançadas com a ajuda do santo.

Em frente à Igreja encontramos o Largo do Bonfim ou Adro do Bonfim, como também é conhecido. As festas dedicadas ao santo acontecem na segunda semana de janeiro e a na semana seguinte as de Nossa Senhora da Guia. Dentro da semana dedicada ao Senhor do Bonfim acontece, na quinta-feira, a tradicional Lavagem do Bonfim, uma festa profano-religiosa, marcada pelo sincretismo religioso.

- MUSEU DO EX-VOTO
Sala da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim que comporta objetos, retratos, lembranças de pessoas que tiveram alguma graça alcançada, alguma cura milagrosa ou desejo realizado e dedica o sucesso ao Senhor do Bonfim. O museu foi criado em 11 de janeiro de 1975, por Rubem Freire de Carvalho, tesoureiro da irmandade Devoção do Senhor do Bonfim, com a colaboração do seu irmão João Carlos Freire de Carvalho Lopes.

Entre os objetos que fazem parte do acervo do museu destacam-se as muitas peças confeccionadas em gesso, madeira, em prata ou em ouro que reproduzem partes do corpo humano como mãos e pés. Muitas telas pintadas representam os milagres alcançados como o quadro de agradecimento pela sobrevivência a uma epidemia no ano de 1855 ou quadros pintados por artistas conhecidos como Francisco Velasco e Canizares. Uma escultura em cedro retrata um negro chamado Amaro, um escravo que foi doado à Capela como ex-voto em 1868.

- SALA DOS MILAGRES
Assim como o Museu dos Ex-votos, a Sala dos Milagres guarda lembranças deixadas por devotos do Senhor do Bonfim de graças e milagres alcançados. Enquanto o Museu está localizado no andar superior da Igreja, a Sala se situa no andar térreo, ao lado do altar-mór. Muitos moldes de gesso reproduzindo pés, pernas, braços e outras partes do corpo estão pendurados no teto da sala, representando as doenças curadas. Ao lado de pinturas representativas dos milagres atribuídos ao santo, figuram radiografias, quadros de formatura, retratos de pessoas, de casamentos e outras espécies de pertences doados à sala como sinal de gratidão dos devotos.

- IRMANDADE DE NOSSO SENHOR DO BONFIM
A Irmandade Devoção do Senhor do Bonfim foi criada em 1745, junto com a chegada da imagem, trazida de Portugal pelo Capitão de Mar e Guerra Theodósio Rodrigues de Faria, este passou a ser o responsável por manter o culto ao Senhor do Bonfim e Nossa Senhora da Guia. A Irmandade é ainda responsável pela conservação do templo e das obras de arte do seu interior. Atualmente desenvolve também cursos profissionalizantes para a comunidade da paróquia do Bonfim além de cuidar da promoção da evangelização e da catequese na Basílica.

Trienalmente acontece a eleição da Mesa Administrativa, que se compõe dos chamados “Irmãos dignitários”. As funções, definidas em estatuto, são desenvolvidas por cargos como o de juiz, tesoureiro, escrivão e procurador. As eleições são realizadas em Assembléia Geral composta por “Irmãos devotos”, entre os quais se distinguem os “beneméritos”, pessoas que prestaram serviços de grande relevância ao culto e às obras mantidas pela Devoção do Senhor do Bonfim.

À Irmandade é atribuída a construção de vias de acesso até a Igreja do Bonfim, sendo a principal entidade responsável pelo desenvolvimento da península. A única forma de chegar ao Bonfim era pelo mar, então mandam abrir a estrada do Bonfim, hoje Av. Dendezeiros, que passou a ligar o Largo de Roma ao Bonfim. Construíram também o Cais das Amarras e a Ladeira da Lenha, ao lado da Igreja. As construções prosseguiram com a construção de vias, hoje Barão de Cotegipe e Fernandes da Cunha, em direção a Calçada. Foi a Irmandade também que construiu as casas dos romeiros, ao redor da Igreja.

- CASA DOS ROMEIROS
Desde que se deu início o culto ao Nosso Senhor do Bonfim, o templo do santo atraiu muitos peregrinos até a colina sagrada. Os romeiros vinham de toda a Bahia, principalmente do recôncavo, em todas as épocas do ano, mas em especial no período da novena. Vinham para pagar promessas, em penitencia ou por devoção ao Senhor do Bonfim. Antes de existirem as avenidas que se dirigem ao Bonfim, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim era de difícil acesso, pois existiam poucas estradas que levassem até lá. O acesso era feito por mar, através do Porto da Lenha. Os romeiros subiam ladeiras íngremes e procuravam se acomodar no largo e em torno do templo. Famílias inteiras permaneciam ao relento a espera dos festejos.

A Irmandade do Senhor do Bonfim sentiu necessidade de propiciar alguma forma de acolhimento àqueles devotos. Nesse propósito edificaram algumas pequenas casas perto da Igreja, para acolher os romeiros. Não era necessário pagar para ocupar os imóveis. No período da novena, a Irmandade Devoção do Bonfim organizava ceias para receber os romeiros. Hoje os romeiros não possuem esses espaços próprios para se hospedarem. As casas pertencentes à Irmandade perderam sua função inicial e estão alugadas ou vendidas a terceiros.

- CONVENTO SAGRADA FAMÍLIA
O Convento está situado na mesma colina da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, na Rua Plínio de Lima. O prédio foi vendido pelos herdeiros do Dr. Ernesto Ferreira de Araújo à Real Sociedade Portuguesa de Beneficência, que inaugurou no local o Hospital Português, em 16 de setembro de 1866. O Sr. José Rodrigues da Costa, diretor do Hospital entre os anos de 1869 a 1871, ornamentou o edifício e o terreno ao redor, gradeando-o e instalando um portão principal em ferro adquirido dos fabricantes da Jiquitaia. Em 1931 o Hospital Português foi transferido para a avenida Princesa Isabel, na Graça, e sua administração interna foi dada às Irmãs Franciscanas Hospitaleiras Portuguesas. O prédio do Convento, no Bonfim, foi exposto à venda até o ano de 1937, quando foi adquirido pela Congregação Franciscana Hospitaleira da imaculada Conceição – CONFHIC, que até então funcionava no Colégio São José. Em 06 de janeiro de 1938 a casa foi renomeada para Convento da Sagrada Família e atualmente é usado como espaço para retiros Intercongregacionais, encontros e Movimentos Pastorais da Congregação.

- SOLAR MARBACK
O Solar Marback está situado no sopé da ladeira de acesso à colina do Bonfim. Quando foi construído, no século XVIII, o local era ermo e nas suas proximidades só existia Igreja do Senhor do Bonfim. O Sobrado azul possui três pavimentos apresentando duas galerias laterais envidraçadas e larga escada externa que conduz ao pavimento nobre. Possui amplos jardins laterais, mas nenhum recuo frontal. No térreo, o cômodo atualmente utilizado como garagem, servia como galeria de distribuição de serviços. Segundo documentos datados de 1828, o prédio foi construído por Luiz da Penha França que o vendeu ao coronel Francisco Maria Sodré Pereira. Em 1841, foi leiloado e arrematado pelo inglês Henry Samuel Marback. Após a morte deste, o filho Samuel Augusto Marback cuidou da reconstrução do Solar.

- CAMPO DOS DENDEZEIROS
Atualmente é a Praça Dendezeiros, onde há uma quadra para futsal.

- LAVAGEM DO BONFIM
A procissão de Nosso Senhor do Bonfim e lavagem das escadarias da Igreja é considerada a mais importante das comemorações de largo de Salvador. O cortejo acontece na segunda quinta-feira após o dia de Reis (6 de janeiro). E os festejos religiosos (novena) encerram no domingo após a lavagem. Fogos de artifícios anunciam o início da procissão. O cortejo tem a presença de baianas e fiéis que caminham desde a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até o adro do Bonfim. No percurso, as baianas carregam água de cheiro, jarros de flores e vassouras. Carroças enfeitadas conduzem os devotos em um percurso de aproximadamente 14 quilômetros. Milhares de pessoas vestem-se de branco para acompanhar o cortejo, em busca de proteção do Santo e das águas perfumadas. Ao chegar, as baianas lavam as escadarias e o adro da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim com água perfumada e jorram a água sobre as cabeças de pessoas que buscam neste banho a purificação do corpo e da alma. Durante o resto do dia muitas pessoas continuam se dirigindo ao Bonfim, em blocos ou seguindo as carroças, e em pequenos veículos com equipamentos sonoros. No Bonfim, a festa prossegue com rodas de capoeira e samba, enquanto nas casas, os visitantes se deliciam com comidas populares, como o caruru, o cozido e a feijoada. Em seu lado religioso, a festa acontece com missas e novenas, durante todo o mês de janeiro, dedicadas ao Senhor do Bonfim, Nossa Senhora da Guia e uma trida de São Gonçalo.

Segundo o historiador Cid Teixeira, no Rio Vermelho havia uma capela consagrada à devoção de São Gonçalo, santo tradicionalmente festejado em Portugal com festas que eram grandes farras. A capela arruinou-se e a festa de devoção de São Gonçalo foi transferida para o Bonfim. Tem-se notícia que nos meados do século XIX, nas comemorações do mês de Janeiro, as festas já ocorriam na Colina Sagrada, com honrarias a Nosso Senhor do Bonfim, à Nossa Senhora da Guia e a São Gonçalo. No passado, grande parte dos devotos seguia por mar, em saveiros e pequenos vapores da Companhia Baiana. Desembarcavam no Porto da Lenha e subiam a ladeira de mesmo nome. Por causa da distância e das dificuldades, os romeiros chegavam ao Bonfim três dias antes da festa do santo e criaram o costume de lavar a igreja na quinta-feira, para prepará-la para o domingo.

A princípio essa lavagem era feita pelos moradores das vizinhanças e depois foi se tornando um ato cada vez mais disputado. Dos que seguiam a pé ou em gôndolas, devotas levavam água de toda a cidade, em potes, moringas ou vasilhas sobre as cabeças, dançando durante todo o trajeto. Por achar que o ato tinha assumido um caráter festivo exagerado e não-condizente com o local santo, a lavagem no interior do templo foi proibida em 1890, pelo Marquês de Santa Cruz, Dr. Manuel Victorino Pereira, chefe do Governo Provisório na época.
A festa, desde que se tem notícia, é marcada pelo sincretismo religioso. Ao lado dos devotos católicos, membros do candomblé prestam homenagem ao santo, que no sincretismo corresponde a Oxalá. No lado profano da festa, havia a apresentação de filarmônicas ao mesmo tempo de grupos com atabaques, capoeira, samba e a população dançando em alvoroço. Na véspera da festa, no chamado sábado do Bonfim, começavam a chegar à noite numerosos ternos e ranchos que cantavam e dançavam até a manhã de domingo e permaneciam à espera da tradicional Segunda-Feira Gorda da Ribeira. A Lavagem do Bonfim ainda guarda suas características do passado. Durante todo o dia devotos caminham em direção à igreja e grupos de capoeira, samba e outros ritmos musicais se espalham pelo bairro do Bonfim.

- LAVAGEM DO BECO DO MOROTÓ
A lavagem do Beco do Morotó acontece no mesmo dia da lavagem do Bonfim, na segunda quinta-feira do ano. Começou como uma reunião entre amigos músicos do guitarrista do grupo Retrofoguetes, Morotó Slim. A casa de seus pais, no Bonfim (e sua antiga residência), atraía pessoas conhecidas da família. Em 1993, os amigos que freqüentavam a casa, entre eles integrantes da extinta banda Dead Billies, resolveram tocar no Beco como uma diversão entre amigos. Hoje a festa é uma tradição alternativa instituída durante a Lavagem do Bonfim. A apresentação de bandas de rock cunhou o nome que é também usado para a festa: ‘Bonfim Hard’. Segundo Morotó Slim, a festa no beco já atraiu mais de mil pessoas em uma só edição. Na lavagem do beco já tocaram Pitty, Diamba, Penélope, Dr. Cascadura, remanescentes da banda Úteros em Fúria, The Honkers, entre outros.

- SONHO DE GEO
A lanchonete de Geraldo Fonseca, conhecida como lanchonete do Geo, é da década de 80, e começou vendendo cavaco e geladinho na casa da família, em uma portinha. Com o tempo, passou a vender o famoso sonho. Fica na Rua dos Expedicionários, número 4, nos Dendezeiros. A proximidade com o Colégio da Policia Militar (CPM) fez com que muitos alunos preferissem seus lanches, fazendo a fama da lanchonete. Tem quem diga que “quem nunca merendou em Geo, não estudou no CPM”.

O que atrai principalmente os estudantes na lanchonete não é apenas o delicioso sabor das merendas, mas também o preço. Um sonho custa atualmente 25 centavos. Além de sonhos, a lanchonete vende sucos, refrigerantes, pastéis, coxinhas, balas e chiclete, mas nenhuma bebida alcoólica, nem cigarros. Na lanchonete trabalham oito pessoas vendendo e fabricando os salgados e doces, que são feitos pela própria família e no local. Eles também revendem os salgados para outras lanchonetes e encomendas para aniversários. Em 1997 a lanchonete foi ampliada, mas não perdeu a característica de ser pequena e caseira, o que muitos consideram o charme do local.

- PIRÃO DE AIMPIM COM CARNE DO SOL
O pirão de Aipim é preparado em muitos restaurantes e bares de Itapagipe, mas o mais famoso é o servido nos bares da Praça Divina, na Baixa do Bonfim. Um dos bares mais freqüentados é o Help Bar. Em 2000, começou a virar “point” do pirão de aipim e até hoje, nos feriados e finais de semana, o local fica cheio, tendo em média cerca de 400 clientes, nas sextas e sábados. O verão é o período em que o lugar é mais freqüentado.

O pirão é feito na hora e no local. Além do Help Bar, há outros seis bares na região que vendem a iguaria. Além de contar com o sabor do pirão, os visitantes podem apreciar a bela vista da Baixa do Bonfim (mais próxima da beira mar) de onde é possível ver a Ilha de Maré, a Ponta de Nossa Senhora e o Subúrbio Ferroviário.

- TEATRO SÃO JOSÉ
Em 20 de julho de 2004, o Colégio São José inaugurou o Teatro São José, anexo ao Colégio, na Avenida Imperatriz. O antigo auditório ganhou adequação de luz e som para se transformar em teatro. Com capacidade de 360 lugares, não foi criado com finalidade comercial, mas para servir à comunidade. Até o momento, além das apresentações do
próprio Colégio, somente a Orquestra de Violões fez uso do Teatro.
 
Chafariz Igreja do Bonfim
Obras no Bonfim
 
 
Curiosidades
- FAMÍLIA MARBACK
Não se tem notícia do ano de chegada do irlandês Henry Samuel Marback na Bahia.

Sabe-se que ele nasceu em 1788 e partiu ainda jovem de Liverpool, estabelecendo-se na cidade de Cachoeira, às margens do Rio Paraguaçu, casando-se com Augusta da Silva. Posteriormente transferiu-se com toda sua frota de navios de cabotagem para Salvador, onde constituiu a firma Marback, Gantois & Cia e se tornou um dos homens mais ricos de Salvador na segunda metade do século XIX, chegando até a possuir a única embarcação de passeio movida a vapor de todo o norte-nordeste do país. Do casamento de Henry S. Marback com Augusta da Silva Marback nasceu um único filho, Samuel Augusto Marback, que foi industrial e implantou a primeira fábrica de sabão em barras em larga escala da cidade de Salvador. Veio a se casar com dona Carolina Amália de Lasssance (Marback), irmã do general Guilherme Carlos de Lassance e Cunha e daí surgiu a introdução do nome “Guilherme” na família. Em 1855 Henry S. Marback adquiriu o palacete no sopé da Ladeira do Bonfim que ficou conhecido como Solar Marback.

- CAMINHOS DOS BONDES
A primeira linha de bonde da cidade foi criada na Cidade Baixa, ligando Coqueiros de Água de Meninos à baixa do Bonfim, em 1866. Era uma linha de bonde puxado a burro, da Concessionária do empresário austríaco Rafael Ariani. Em 1869 passou para o controle da linha férrea dos veículos Econômicos e a linha foi estendida à Penha.

Nos anos de 1930 havia quatro linhas de bonde na Península de Itapagipe. A de número doze conduzia até a Estação de Trem da Calçada, no bairro de mesmo nome. A linha dezoito era a Luiz Tarquínio. Passava pela orla da praia da Boa Viagem onde hoje é a Avenida Luiz Tarquínio até a Ribeira. Foi criada com o desenvolvimento urbano que a Companhia Empório Industrial do Norte, fábrica de Luiz Tarquínio, levou para a região. Onde hoje é a Avenida Dendezeiros havia a linha de número dezoito. Tinha como destino o Bonfim, para levar os romeiros da igreja. Por fim, na Avenida Caminho de Areia, a linha de número vinte conduzia até a Ribeira. Sua curiosidade era ter os trilhos passando sobre a areia, pois o caminho foi aberto no areal, o que originou o nome da avenida.

- RUMO AO BONFIM
O roteiro do Bonfim segue o caminho da Lavagem do Bonfim, festa sacro-profana em que as escadarias da Basílica do Senhor Bom Jesus do Bonfim são lavadas com água de cheiro pelas baianas e os devotos saem em procissão para celebrar e agradecer ao santo. O trajeto da procissão tem início na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Largo da Conceição da Praia, no Comércio. Há uma queima de fogos anunciando o início da procissão. As baianas vão à frente e as carroças, muito enfeitadas, vão seguindo atrás, levando potes de água perfumada, por Água de Meninos até a Calçada.

O cortejo entra em Itapagipe continuando pela Rua Fernandes da Cunha, até o Largo de Roma, passando antes pelo Largo dos Mares. Cruzando o antigo Cine Roma e o Círculo Operário da Bahia, das Obras Sociais Irmã Dulce, o cortejo entra na Avenida Dendezeiros, também conhecida como “Avenida Bonfim”, pois é a avenida dos romeiros, aberta a pedido da Irmandade Devoção do Senhor do Bonfim para facilitar o acesso dos devotos à igreja. A avenida termina aos pés da “Colina Sagrada”, onde os devotos encerram a procissão e dão início à lavagem das escadarias e do Adro do Bonfim. Os devotos ocupam o Largo do Bonfim e durante todo o dia as ruas e todo o trajeto permanecem ocupados pelos participantes da festa.

- FTINHA DE SENHOR DO BONFIM
Fita que traz grafado o nome de Nosso Senhor do Bonfim, a “Fitinha do Nosso Senhor do Bonfim” é famosa e considerada uma marca turística de Salvador. Dizem que uma fitinha amarrada no pulso com três nós, concede três desejos para quem a estiver usando.

O uso de fitinhas do Bonfim foi introduzido desde 1809, pelo tesoureiro da irmandade do Bonfim, Manoel Antonio da Silva Servo. Houve um tempo em que havia medidas também de Nossa Senhora da Guia. A fita era originalmente artesanal, de fita de seda, depois foi industrializada.

As fitinhas são chamadas também de “medidas” porque tradicionalmente tinham a medida do comprimento do braço direito da imagem do Senhor do Bonfim. Segundo a Irmandade de Nosso Senhor do Bonfim, o termo “medida” não tem relação com a medida da razão com o coração como algumas pessoas dizem.

- HINO POPULAR DO SENHOR DO BONFIM
(Letra de Artur de Sales e a música de João Antônio Vanderley)
Glória a ti neste dia de Glória
Glória a ti redentor que há cem anos
Nossos pais conduziste à vitória
Pelos mares e campos baianos.
Dessa sagrada colina
Mansão da misericórdia
Dai-nos a Graça Divina
Da Justiça e da Concórdia
Glória a ti nessa altura sagrada
És o eterno farol, és o guia
És, Senhor, sentinela avançada
És a guarda imortal da Bahia.
Dessa sagrada colina
Mansão da Misericórdia
Dai-nos a Graça Divina
Da Justiça e da Concórdia
Aos teus pés que nos deste o Direito
Aos teus pés que nos deste a Verdade
Trata e exulta num férvido preito
A alma em festa da nossa cidade.
Dessa sagrada colina
Mansão da Misericórdia
Dai-nos a Graça Divina
Da Justiça e da Concórdia.

- HOSPITAL DA SAGRADA FAMÍLIA
O Hospital nasceu da gratidão de Dona Almerinda Catharino pelos cuidados concedidos à sua filha Maria Alice, pelas irmãs da Congregação Franciscana Hospitaleira da Imaculada Conceição. Foi fundado em 21 de novembro de 1943 com quinze leitos para atender à população carente. Hoje o Hospital continua a integrar as obras da CONFHIC como uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos. O Hospital ainda oferece a comunidade itapagipana uma biblioteca de uso público. O acervo é composto de mil volumes dos mais variados temas, de literatura a livros didáticos. Site: http://www.hsf.org.br
 
Personagens
- ISABELA ALBUQUERQUE
Isabela Santos Albuquerque, 28 anos, moradora do Bonfim, se diz apaixonada pela região. É geógrafa, professora de ensino médio no Estado, ensinando no Colégio da Polícia Militar e técnica em educação na prefeitura, trabalhando na CRE – Coordenadoria Regional de Educação da Cidade Baixa. Seu primeiro trabalho sobre Itapagipe foi a monografia de bacharelado em geografia, com o título “Ações de Revitalização Espacial no ‘Bairro’ de Monte Serrat”, realizada em 2000.

Nessa época teve conhecimento de algumas ações de planejamento urbano que seriam realizadas em Itapagipe. Percebeu que os moradores estavam inquietos com as mudanças que iriam ocorrer nesse bairro. Veio então o desejo de conhecer as propostas de revitalização que o projeto do governo continha. Realizou 180 entrevistas com os moradores, com as quais pôde conhecer um pouco mais da história local, a partir da história oral. Na dissertação abordou ações de planejamento urbano de 1985 a 2004, sob a perspectiva da comunidade; como foram pensados os espaços e como se mantém as expectativas da população.

Em 2003 voltou a estudar geografia, inscrevendo-se no mestrado da Ufba, cuja linha de pesquisa é “Análise do Espaço Geográfico”. Teve vontade de ampliar a análise por toda a península e passou a focar quatro bairros: Uruguai, Massaranduba, Bonfim e Ribeira. Na dissertação de mestrado faz uma análise de ações de planejamento urbano a partir da percepção da população local. A previsão de conclusão do projeto de mestrado é de dezembro de 2005, sob a orientação da Professora Doutora Creuza Lage. Tem um projeto organizado com a CRE da Cidade Baixa, em parceria com o Nai, a Cammpi, Therezinha Paim, Cecy Ramos e Gilcinéa Barbosa, para a realização de um seminário educacional voltado para professores para trabalhar a história da Península de Itapagipe.
:: Avisa Lá Salvador ::