:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::
CABULA

O bairro do Cabula era formado por fazendas e chácaras e seus donos foram os primeiros a se instalarem. O Cabula foi doado a Antonio de Ataíde - Conde da Castanheira - pelo seu primo-irmão, Tomé de Souza. Antonio acabou arrendando esta área para o senhor Natal Cascão. Ele providenciou a construção da capela de Nossa Senhora do Resgate, conhecida,hoje, por Igreja da Assunção. Até o início da década de 1940, o referido local representava uma importante área verde de Salvador e era constituído por fazendas, cuja principal produção era a de laranjas.

Em 1950, uma praga destruiu os laranjais, sendo este um fato muito importante para a transformação do uso do solo no Cabula. Os anos 70 e os posteriores foram marcados por alterações estruturais: as antigas fazendas haviam sido vendidas e/ou divididas em lotes menores, transformando o Cabula.

O povoado começou a se formar ao redor, caminhos foram abertos fazendo ligações com outras localidades. O Exército, mais especificamente o 19º Batalhão, que teve a heroína Maria Quitéria prestando serviço militar nas dependências do quartel, também foi responsável pela ligação do Cabula com outras áreas, originando, assim, os bairros do Saboeiro e Barreiras.

 

 
Área
MIOLO CENTRAL
 
 
Na Mídia
:: JOVENS REAGEM À DESTRUIÇÃO DE ÁRVORE
A TARDE, 03.03.1988, Caderno 1, p.5
:: DOS LARANJAIS AOS CONJUNTOS
A TARDE, 14.01.1984, caderno 2, p.1, Ângela Barreto
:: MENTIRAS SEM CULPA
CORREIO DA BAHIA, 02.04.2005, Aqui Salvador, p.10, Ciro Brigham
:: MOVIMENTO ECOLÓGICO QUER SALVAR O CABULA
CORREIO DA BAHIA, 28.10.1987, Caderno 1, p.6
 
 
 
 
 
:: Avisa Lá Salvador ::