:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::
BEIRU / TANCREDO NEVES

Beiru é a antiga denominação do Bairro de Tancredo Neves. Está localizado entre a Engomadeira, Sussuarana, Narandiba e a Avenida Paralela. O nome Beiru, de origem iorubá, refere-se ao escravo africano Gbeiru que morou na localidade no século XIX. Num plebiscito feito em 02/06/2005, o nome do bairro mudou para homenagear o ex-presidente falecido Tancredo de Almeida Neves. A mudança gerou uma controvérsia e há moradores que preferem o topônimo anterior para o bairro. A história do lugar se inicia a partir da ação de Gbeiru, que criou um quilombo no local com a anuência da família que doou as terras para ele. Dentre as ações culturais do bairro destaca-se a da Escola Estadual Helena Magalhães, onde acontece o Projeto Cine Escola, com oficinas de TV e dramaturgia nos fins de semana.

 

 
Área
MIOLO CENTRAL
 
 
Na Mídia
:: PLEBISCITO DEU NOME A TANCREDO NEVES
A TARDE, 01.04.2000, Caderno 1, p.4, Iza Calbo
:: PALCO DA VIDA
A TARDE, 08.08.2004, Caderno 2, p.5, Tatiane Freitas
:: BAIRRO MUDA DE NOME MAS OS PROBLEMAS CONTINUAM
A TARDE, 20.04.1987, p.4
:: PROJETO BEIRU BENEFICIA MAIS DE 80 MIL PESSOAS
A TARDE, 28.02.1985, Caderno 1, p.4
:: NOME DO BAIRRO DIVIDE MORADORES DE TANCREDO NEVES
CORREIO DA BAHIA, 19.09.2005, Aqui salvador, p.4,
:: BEIRU QUER MUDAR DE NOME. PARA ACABAR COM RIMAS E TROCADILHOS
TRIBUNA DA BAHIA,29.05.1985, Caderno
:: “DOMINGO ALEGRE AGITA O BEIRU”
TRIBUNA DA BAHIA, 21.03.1988, p.41
 
Atrativos
MUNDO NEGRO
Fundado em 1983, surgiu como entidade de luta e resistência à mudança do nome do bairro que homenageava o grande líder negro que lutou pela liberdade de seus irmãos. Originalmente chamado de Beiru e que hoje é denominado Tancredo Neves. Após algumas reuniões com outros grupos que lutam pela igualdade, resolveram criar uma associação para assumir a voz daqueles insatisfeitos com a mudança de nome e realizar um trabalho social com as comunidades carentes dos bairros: Beiru, Mata Escura, Narandiba e São Gonçalo.
 
 
 
Curiosidades
VOCÊ CONHECE A MINHA. HISTÓRIA?
Eu gostaria de me apresentar, para tomar-me conhecido de todos. Chamo-me Beiru. Vocês sabiam que eu morei aqui? Faz muito tempo, lá pelos anos de 1820. Fui seqüestrado na minha terra natal sem direito a escolha. Depois de um tempo fui comprado por um membro da família dos Garcia D´Ávila e trazido para a fazenda Campo Seco. Aqui eu trabalhei muito e procurei ganhar a confiança dos meus "donos" e com o passar do tempo eu pude até ganhar terras deles, terras estas que possibilitou me juntar com meus irmãos de África. Eu fui um homem bom, tão bom que deixei saudades em todos aqueles que viveram junto a mim (irmãos e colonizadores), ao ponto de trocarem o nome da fazenda a qual eu vivia (Campo Seco), colocando o meu nome BEIRU. Ah! Como fiquei grato em ver o meu nome sendo lembrado por todos.
Agora vejam só vocês, andam dizendo que eu fui um capataz, que eu açoitava os meus próprios irmãos, dizem até que o meu nome é feio; vê se pode uma coisa desta? Agora que eu não posso mais me defender falam isso de mim; tiraram meu nome do bairro. Que estupidez fizeram com a historia; mas sempre foi assim com os negros, todas as vezes que homenageiam um negro, desfaz-se a homenagem; é assim com ruas, monumentos, escolas etc. mas desta vez estou amparado com a sanção da Lei 10.639, que obriga a inclusão de disciplinas de Historia e Cultura Africana e Afro-brasileira nos currículos escolares. As terras que foram minhas e que tinham meu nome, voltam a serem chamadas com o nome de origem BEIRU. Fico muito grato por meu nome se tomar perpétuo nas mentes de todo aqueles que venham tomar conhecimento da minha verdadeira história, como diz Marcus Garvey "Um homem sem história é como uma árvore sem raiz".
 
:: Avisa Lá Salvador ::