:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::
BAIRRO DA PAZ

O Bairro da Paz situa-se nas proximidades da Av. Luís Viana Filho - Av. Paralela - zona norte da cidade de Salvador. Sua ocupação começou em 1982, inicialmente com 1.230 famílias, se consolidando ao longo da década de 80. O processo de ocupação foi marcado pela disputa dos moradores junto ao governo, culminando em diversos enfrentamentos com a polícia, que fazia do local um verdadeiro campo de batalha. Surge, então, o primeiro nome do bairro: Malvinas, uma analogia a Guerra da Malvinas entre Inglaterra e Argentina.

Na década de 90, as primeiras reivindicações populares começaram a ser atendidas, dando ao local características de bairro: instalação de telefones públicos, transporte coletivo, rede de energia, implantação de uma escola, posto de saúde. Em 1992, entidades ligadas à Igreja Católica, que acompanharam o processo de ocupação, sugerem um plebiscito para a mudança do nome do bairro, que passa a se chamar: Bairro da Paz.

Constituído, basicamente, por imigrantes da área rural, a maioria dos seus primeiros habitantes convive, hoje, com uma juventude que traz aspectos do mundo urbano, fazendo com que, no Bairro da Paz, a cultura urbana e rural convivam num mesmo ambiente.

 

 
Área
ORLA ATLÂNTICA
 
Depoimentos
"Minha vida é o Bairro da Paz, e isso aqui é uma luta atrás da outra. A gente vive lutando."
Maria Célia Carvalho da Silva - Liderança cultural do Bairro da Paz
(Quem faz Salvador, 2002, Cd-Room, Ufba)
 
Na Mídia
:: PROJETOS FOCAM A JUVENTUDE
A TARDE, 02.04.2007, Salvador, p.5, Samuel Lima
:: BAIRRO DA PAZ É LABORATÓRIO PARA AÇÕES DE CUNHO SOCIAL
A TARDE, 09.12.2002, p.2, Mary Weinstein
:: A VOZ DO POVO
CORREIO DA BAHIA, 18.05.2004, p.6, Fernanda Carvalho
:: EM BUSCA DE ESPAÇO
CORREIO DA BAHIA, 21.10.2005, Aqui Salvador, p.8, Camila Vieira
:: ARTESANATO TIPO EXPORTAÇÃO
CORREIO DA BAHIA, 22.09.2005, Aqui Salvador, p.8, Daniel Freitas
 
 
 
 
 
:: Avisa Lá Salvador ::