:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::
PERIPERI

.Periperi está localizado entre os bairros de Coutos e Praia Grande no Subúrbio Ferroviário, assim como boa parte dos bairros antigos de Salvador e pode ser considerado como um símbolo do Subúrbio. Até a década de 1960, a região era freqüentada por veranistas que buscavam um refúgio pacato para descansar. Seu nome é de origem indígena e está associado à multiplicação da planta junco em planície alagada. Acontece em Periperi, desde 1996, uma micareta: a Perifolia. Em 2006, a festa reuniu 50 mil pessoas por dia na praça da Revolução. É, neste bairro, que se desenrola o livro “Os velhos marinheiros” (1961), de Jorge Amado. É possível chegar a Periperi através da Avenida Suburbana, pela BR 324 ou de trem, desfrutando de uma belíssima paisagem do Subúrbio e da Baía de Todos os Santos.

 

 
Área
SUBÚRBIO
 
Depoimentos
"Parece que Salvador é só pelourinho, é só Itapuã, mas ali em Mirantes de Periperi, eu nunca ví imagens tão lindas da Baía de Todos os Santos."
Heloisa Costa - Liderança cultural de São Cristovão
(Quem faz Salvador, 2002, Cd-Room, Ufba)

"Salvador é uma mistura de cores, de todos os valores, de todos os sonhos que nós temos. de todos os recantos, mistura dos orixás com os santos.Salvador é a soma de muitas coisas boas, de todos os sabores... então elas se somam...É um milagre a sobrevivência em Salvador... Eu acho que a questão de produção de alimentos aqui é muito grave."
Padre Oliveira - Mirante de Periperi
(Quem faz Salvador, 2002, Cd-Room, Ufba)
 
Na Mídia
:: SEM SAIR DO BAIRRO
CORREIO DA BAHIA, 26.11.2005, P. 8, Camila Vieira
:: PERIPERI É O CANTO DE ORLANDO CAMPOS
CORREIO DA BAHIA, 26.01.2005, Caderno Vaijar, p.5, Silvia Mari
:: MICARETA DE PERIPERI REÚNE 50 MIL PESSOAS
CORREIO DA BAHIA, 03.04.2006, Aqui Salvador, p.3
:: CLUBE ALEGRA O BAIRRO
TRIBUNA DA BAHIA,31.01.1988, Cidade, p.2
:: PRAÇA DA REVOLUÇÃO
A TARDE, 07.09.2004, caderno. Local, p.03.
:: RUA DE LAZER ACONTECE HOJE NA PRAÇA SOL
A TARDE, 10.12.2006, p.06, Felipe Blanco.
:: ARA kETU É O GRANDE ORGULHO
A TARDE, 16.06.1999, caderno.1, p.06.
:: CARNAVAL FORA DE ÉPOCA MUDA ROTINA EM PERIPERI
CORREIO DA BAHIA, 06.03.2005,caderno.Aqui Salvador,
:: PERIPERI VAI GANHAR HOJE PRAÇA TOTALMENTE REFORMADA
CORREIO DA BAHIA, 27.03.2003, P.04.
:: MORADORES LUTAM PARA DRENAR RIO PARAGUAI
TRIBUNA DA BAHIA, 07.04.1988, caderno.cidade,p.03.
 
Atrativos
ATRATIVOS NATURAIS

- PARAGUARI
Situado no final de Periperi, este canal era antigamente um manguezal e tem este nome por causa da índia Paraguari que, diz a lenda, esteve naquela região.

CENTROS CULTURAIS

- CASTELO DOS SONHOS POSSÍVEIS
Criação do professor e escritor Ailton Rodrigues de Santana (ganhador do prêmio Melhor Leitura para jovens na Bienal de São Paulo em 1986), o “castelo dos sonhos” é um marco no subúrbio ferroviário. Situado na Rua Dom Pedro II, nº 158, em Periperi, com uma fachada em estilo medieval, semelhante a um castelo, tem por objetivo realizar sonhos da comunidade deixados em bilhetes à espera de sua realização.
Abriga também uma rádio comunitária e um museu ferroviário, sendo um espaço reservado para a cultura e a educação, além de prestar serviços de assistência à comunidade através da rádio Sonhos Possíveis.

- INSTITUTO ARAKETU
O Instituto Educativo e Cultural Araketu- IAK localiza-se em Periperi e busca, desde sua fundação, desenvolver um trabalho comunitário voltado, principalmente, para os moradores da comunidade local que têm dificuldade de acesso a atividades artístico-culturais. Acredita a fundação poder proporcionar “a discussão e a reflexão de temas atuais, contribuindo para o exercício pleno da vida cidadã”. Este trabalho começou em 1980 com a “Escolinha de Percussão”. Em 1997, com outro formato, surgiram as “Oficinas Araketu”, desenvolvendo atividade pedagógicas através da Capoeira de Angola e da Capoeira Regional, adereços, percussão, corte/confecção, dança, teatro e serigrafia. Atualmente, visando ao processo de globalização e buscando formar jovens empreendedores, surgiu o Instituto Ara Ketu, com base curricular de educação inclusiva, na qual a preservação da memória histórico-cultural do Araketu, identificada com as raízes afro-brasileiras, fonte de estudos e pesquisas, é tido como valor fundamental do instituto. Além disso, para o instituto, a valorização do homem pressupõe processo formativo com ênfase na relação educação, cultura e trabalho voltados para a qualidade de vida pessoal e grupal.

MUSEUS

- MUSEU FERROVIÁRIO
Fundado pelo Professor Ailton Rodrigues de Santana, o museu pertence ao Castelo dos Sonhos Possíveis, localizado no bairro de Periperi. Com o objetivo de resgate e manutenção da memória da via férrea, abriga fotos, documentos e recortes de jornais sobre a fundação da Via Férrea.

PRAÇAS

- PRAÇA DO SOL
Instalada há pouco mais de um ano no bairro de Periperi, a praça foi uma iniciativa da prefeitura e serve de espaço de lazer para crianças, que aproveitam as instalações do parquinho ou para quem gosta de empinar pipa e para os mais velhos que se sentam com suas tábuas no colo ou em mesinhas para jogar dominó.
 
 
 
Curiosidades
- CINE PLAZA
Criado em meados de 1920, foi também um grande centro de entretenimento dos moradores deste bairro e dos vizinhos. Com a fachada neoclássica, era um prédio de grande importância arquitetônica. Em 2000, foi vendido pelos herdeiros do Sr. Gilberto (um dos proprietários) para a Igreja Universal do Reino de Deus e, atualmente, funciona como sede da mesma.

- ORIGENS
Surgida como uma fazenda em meados do século XIX, Periperi deu início a seu crescimento desenfreado a partir da construção do trecho Calçada - Paripe. Alguns empregados da ferrovia arrendaram terrenos e construíram suas casas; assim surgiram os primeiros aglomerados. Na década de 40, o crescimento da população do subúrbio aumentou. Em 1948, Periperi já tinha cerca de 6 mil habitantes. Com a instalação de complexos industriais na região, o número de moradores cresceu ainda mais e, no ano de 1960, já havia em Periperi cerca de 30 mil moradores. Até antes da implantação da Suburbana, o bairro se destacava pela qualidade de vida. Naquela época, havia opções de lazer, como shows e até uma sala de cinema, o cine Plaza.
 
:: Avisa Lá Salvador ::