:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::
COUTOS

O bairro de Coutos surgiu em função da invasão das Malvinas, localizada do outro lado da cidade, na Avenida Paralela. A prefeitura, na tentativa de deter essa invasão, propôs aos seus moradores que se mudassem para um terreno situado entre Paripe e Periperi, com a promessa de uma moradia tranqüila e mais confortável. De lá para cá, surgiram também os loteamentos Fazenda Coutos I, II, III e IV, marcados por índices de desenvolvimento social muito baixos. A grande fonte de lazer dos seus moradores é a Lagoa da Paixão, que nos fins de semana costuma ficar cheia. Recentemente foi inaugurada pela prefeitura a Praça Parque Jurema.

 

 
Área
SUBÚRBIO
 
Depoimentos
"Existem duas Salvador. Uma que esta bem e outra que não esta bem. Uma que pertence à classe média alta e outra que pertence a outra classe social não bem definida...Espero que um dia a convivência entre as duas cidades seja mais e mais humana."
Joseas de Santana Alves - Movimento Social Popular
(Quem faz Salvador, 2002, Cd-Room, Ufba)

"Eu moro em frente ao mar. Eu acordo e contemplo o mar e um dia não é igual ao outro."
Joseas de Santana Alves - Movimento Social Popular
(Quem faz Salvador, 2002, Cd-Room, Ufba)
 
Na Mídia
:: PROJETO COUTOS IMPLANTA 1.191 LOTES URBANIZADOS
CORREIO DA BAHIA, 11.09.1981, p.6
:: FAMÍLIAS DE OPERÁRIOS FAZENDO SEUS NINHOS
JORNAL DA PREFEITURA, 1985
:: SEMAP LEVA CIDADANIA a alto de couto, tribuna da bahia, 08.11.2004, Caderno Salvador, p.10.
:: VISTA ALEGRE DE COUTOS GANHA NOVA PRAÇA E MELHORAMENTOS, TRIBUNA DA BAHIA, 09.09.2006, caderno Salva
:: COUTOS GANHA NOVA PRAÇA, TRIBUNA DA BAHIA, 28.08.2006, caderno Salvador, p.12.
:: SAÚDE FAMÍLIA EM FAZENDA COUTOS, A TARDE, 07.11.2004, caderno Local, p.08.
 
Atrativos
- FANFARRAS
Criada pelos primeiros alunos da Escola Municipal Esther Félix em Fazenda Coutos, é umas das poucas fanfarras do Subúrbio, desfila sempre no 7 de setembro pelas ruas do bairro e é um dos orgulhos dos alunos e da comunidade de Fazenda Coutos.

- LAGOA DA PAIXÃO
Antigamente era chamada de Lagoa Encantada por apresentar muitos terreiros de candomblé por perto e, durante alguns rituais, terem desaparecido pessoas misteriosamente. Depois da construção do Loteamento de Fazenda Coutos, esta lagoa foi renomeada pelos moradores de Lagoa da Paixão.

- MOSTEIRO FEMININO
Situado no bairro de Coutos, o mosteiro é um local muito aprazível, construído pelo mosteiro com capela e dormitório, lugar de muito verde e paz.

- POUSADA DOS MONGES
Criada em 1978, por monges beneditinos, situada em Coutos, este local abriga um mosteiro masculino e é também uma pousada, administrada por eles. O valor das diárias é revertido para a comunidade e diocese. A paisagem é agradável por estar próxima do mar, e apresentar um ambiente tranqüilo, de recolhimento e paz.
 
 
 
Curiosidades
FAMÍLIA COUTOS

A família Coutos era proprietária das colinas onde havia uma Capela de São João, feita de taipa e palha que se erguia humilde das plantações espalhadas por toda a fazenda.
 
:: Avisa Lá Salvador ::