:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::
ILHA DE MARÉ

A Ilha de Maré está situada ao leste da Baía de Todos os Santos, a cinco quilômetros de São Tomé de Paripe. Ilha de paisagens belíssimas, com praias de águas claras e areia fina, é cercada por todos os lados de uma vegetação densa, formada por mangueiras, coqueiros, cajueiros, bananeiras e cana brava, que serve de matéria prima para a fabricação de cestas. Seus principais atrativos turísticos são as praias de Itamoabo – com seus artesanatos de rendas e bicos – e das Neves, sendo a Igreja de Nossa Senhora das Neves um outro atrativo importante. Além de Itamoabo, outros sete povoados se destacam na ilha: Botelho, Santana das Neves, Praia Grande, Bananeiras, Porto dos Cavalos e Martelo, sendo o Arraial de Santana considerado o coração da ilha. Dentre os seus festejos populares destacam-se a Festa de Nossa Senhora das Neves, festejada na primeira quinzena de agosto, e a Festa do Bom Jesus do Amparo.

 

 
Área
SUBÚRBIO
 
 
Na Mídia
:: NA VELOCIDADE DO VENTO
BAHIA HOJE, 24.05.1994, p. 1, Ana Paula Senna.
:: REFÚGIO QUILOMBOLA (ILHA DE MARÉ)
CORREIO DA BAHIA, 11.06.2006, Correio Repórter, p. 1, Perla Ribei
:: A MATRIZ DE NOSSA SENHORA DAS NEVES, DA ILHA DE MARÉ
A TARDE, 14.08.1983, Cadeno 2, Carlos Ott
:: ILHA DE MARÉ: LUGAR IDEAL PARA UM PARQUE ECOLÓGICO
A TARDE, 30.05.1982
:: ARTE DA SOLIDARIEDADE
CORREIO DA BAHIA, 26.06.2006, Aqui Salvador, p.8, Fernanda Carvalho
:: PROJETOS ESTIMULAM LEITURA EM ILHA DE MARÉ
A TARDE, 07.07.2005, caderno.Local, p. 06.
:: MUDANÇA DE HÁBITO
CORREIO DA BAHIA, 20.01.2003, p. 01, Marcos Casé.
:: MAIS PARQUES INFANTIS E MAIS LAZER
TRIBUNA DA BAHIA, 21.11.2005, caderno. Salvador, p.14.
:: 1º BANCO POPULAR
CORREIO DA BAHIA, 17.05.2005, caderno.Economia, p. 05.
:: ILHAS, ILHAS E ILHAS
A ATRDE, 18.03.2005, caderno.Fim de Semana, p.02, Laura Dantas.
 
Atrativos
-IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DAS NEVES
A capela está situada na Ilha de Maré, próxima ao povoado de N. S. das Neves. A ermida, em cuja vizinhança existem poucas casas, está implantada a meia altura de uma colina que termina em uma praia tranquila. Magnífica implantação paisagística.
Edifício de notável mérito arquitetônico. O corpo central é, provavelmente, do século XVI. A parte mais antiga da construção é constituída pela nave recoberta de abóbada de berço de pedra, e capela-mor de tipo absidal. A este corpo teriam sido acrescidos, posteriormente, corredores laterais. Há uma imagem de N. S. das Neves, de cedro, já referida no Santuário Mariano (1722), e outras de menor importância. A sineira em arcada, revestida de embrechados de louças, parece ser do séc. XIX.
O corpo central do edifício - provável capela do séc. XVI, apresenta planta, estrutura e simplicidade típicas das pequenas capelas românticas italianas dos séc. XII e XIII, que sobreviveram em Portugal até o séc. XIV. Esta semelhança é evidente também nas fachadas: a principal, do tipo templo, com uma única porta e óculo circular, voltada para o poente para captar luz, e a posterior, com ábside projetada para o exterior, voltada para o nascente. O tratamento dispensado ao intradorso da ábside, concha e caixotões é uma reminiscência renascentista. As duas alas laterais devem ser posteriores a 1722, pois o Santuário Mariano não faz referências a elas ao descrever a capela. A direita, que parece a mais nova das duas, seguramente não existia, pois Frei Agostinho de Santa Maria, ao comentar a ermida, assinala que ela possui a sua porta principal voltada para o ocidente e outra lateral para o sul. Esta ala teve um primeiro andar cujos vãos para o exterior estão hoje fechados por delgadas paredes. Da mesma época é a tribuna aberta para a capela-mor. Os óculos elípticos ao nível do andar térreo desta ala indicam a influência neo-clássica e levam a crer que ela não é anterior à metade do séc. XIX. O extradorso da abóbada da nave e meia cúpula da ábside estão revestidos de telhas fixadas diretamente sobre aquelas estruturas, e acompanhando a forma das mesmas. Não há cumeeira. Tratamento impermeabilizante do mesmo tipo existiu na antiga capela do convento das Mercês (BA) já desaparecida.
Histórico arquitetônico: 1552 - Segundo alguns autores a igreja foi inaugurada nesse ano e mandada construir por Bartolomeu Pires, mestre da capela da Sé que alí possuía um engenho de açúcar; 1587 - Gabriel Soares observa: "Uma igreja de N. S. das Neves muito bem consertada..."; 1722 - O Frei Agostinho de Santa Maria, no Santuário Mariano, depois de dizer que a ermida foi construída mais ou menos em 1584, escreveu: "Esta fundada em muito bom e alegre sítio e tem sua porta principal voltada para o ocidente e tem outra lateral para a parte sul". Esta porta a que se refere Frei Agostinho, hoje é interna, o que pressupõe que a ala direita, apesar do aspecto e da simetria com a esquerda, não existia naquela época.
Fonte: Cd-room IPAC-BA: Inventário de proteção do acervo cultural da Bahia, Bahia, Secretaria de Cultura e Turismo.

- PESCADORES DE SIRI
Não só de peixes vivem os pescadores; existem aqueles que se dedicam a pegar siris. Os barcos levam as canoas até alto-mar, nas proximidades de Ilha de Maré, lá as canoas saem dos barcos e, com o mar iluminado por candeeiros, os pescadores de siri jogam no mar o munzuá, espécie de caixa com furos para pegar o siri, voltando no dia seguinte para buscar o que foi pescado.
 
 
 
 
:: Avisa Lá Salvador ::