:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::
LOBATO

O bairro do Lobato compreende os núcleos de Alto do Cabrito e Boa Vista do Lobato, além do núcleo do Lobato propriamente dito. Está localizado na falha geológica de Salvador, ao norte do bairro de São Caetano. Na sua parte mais ao nível do mar é atravessado pela Avenida Suburbana e pela Linha Férrea Federal. O Lobato possui uma das mais belas vistas de Salvador para a enseada dos Tainheiros, na Ribeira. O Bairro ficou conhecido nacionalmente como o local onde foi descoberto o primeiro poço de petróleo brasileiro na década de 40, no período da campanha Getulista "O Petróleo é nosso”. Quando a maré está baixa, os moradores aproveitam para catar mariscos para vender ou consumir em suas casas.

 

 
Área
SUBÚRBIO
 
Depoimentos
"Eu sempre reclamo, tenho que ser honesto, porque a cidade em si, no centro, aonde passam os turistas, está tudo bonito, maravilhoso. Mas dos lugares onde mora a população mais carente, os poderes públicos sempre se esquecem. Então, eu acho que Salvador está indo de vento em popa, está com uma cara mais feliz, mais alegre, mas essa cara feliz e alegre ainda não veio para os bairros mais carentes."
Raimundo Pereira da Silva - Liderança cultural do Lobato/Conj. Joanes Leste
(Quem faz Salvador, 2002, Cd-Room, Ufba)
 
Na Mídia
:: LOBATO TEM UM PASSADO BONITO E UM PRESENTE POBRE
A TARDE, 03.10.2003, p.15, Suza Machado
:: MEMÓRIA DO PETRÓLEO SE PERDE NO LOBATO
A TARDE, 06.02.2002, p.4, José Castro
:: PETROBRAS INVESTE NA REVITALIZAÇÃO DA ÁREA DO 1o POÇO DE PETRÓLEO DO BRASIL
CORREIO DA BAHIA, 25.08
:: LOBATO, SUBÚRBIO: MARCO DA HISTÓRIA DO PETRÓLEO
CORREIO DA BAHIA, 26.01.1985, p.6
:: SIMM NO LOBATO, A TARDE, 28.07.2007, P.06.
:: LOBATO TERÁ UMA UNIDADE DE COSTURA, TRIBUNA DA BAHIA, 31.10.1986, caderno 1, p.08.
:: LOBATO TREINA MÃO-DE-OBRA PARA COSTURA, TRIBUNA DA BAHIA, 03.11.1986, caderno 1, p.09.
 
Atrativos
- COOPERATIVA DE ROUPAS NO LOBATO
No primeiro andar da escola Orlando Cônego Pereira Teles (Lobato), está sediada uma cooperativa de mulheres costureiras. Fundada em 3 de julho de 2002, produzem roupas que são vendidas e o lucro dividido entre elas. Funciona neste prédio, à noite, um grupos de Alcoólicos Anônimos, que presta auxílio à pessoas da comunidade que sofrem deste problema.
 
 
 
Curiosidades
- HISTÓRIA
Como toda a região do subúrbio ferroviário pertencia a famílias, o Lobato, que já passou por diversas transformações e teve uma parte aterrada, era propriedade de Vasco Rodrigues. Apresentava uma Capela de Santa Luzia e ilhotas cercadas por manguezais, entre elas a ilha de Joanes, criação de gado e plantações de cana –de- açúcar.

- LOBATO ERA MAR?
A moradora Ana Rita Maria dos Santos Silva, afirma que a prefeitura, cavando algumas terras próximas à sua casa em Santa Luzia, encontrou uma peça de navio, indicando que até ali pode ter sido região de mar que foi aterrada.

- PETRÓLEO
A história do petróleo no Brasil começou na Bahia em 1958, com o decreto nº 2266 assinado pelo Marquês de Olinda, concedendo a José Barros Pimentel o direito de extrair mineral betuminoso para fabricação de querosene para iluminação de terrenos situados na região do Rio Marau, na província da Bahia. Em 1930, setenta anos depois e após vários poços perfurados sem sucesso em alguns estados brasileiros, o engenheiro agrônomo Manuel Inácio Bastos, realizando uma busca nos arredores de Lobato, tomou conhecimento da água que não se bebia, mas que servia para acender os candeeiros à noite. A partir daí retornou diversas vezes ao local para pesquisas e coletas de amostras que foram apresentadas aos influentes da época, muitos destes o consideravam um maníaco. Em 1932 foi ao Rio de Janeiro e foi recebido pelo então presidente Getúlio Vargas, a quem entregou o relatório sobre a ocorrência em Lobato. Em 1933 o engenheiro conseguiu empolgar o presidente da bolsa de mercadorias da Bahia, Oscar Cordeiro, que passou a empreender campanhas visando à pesquisa e definição da existência do petróleo e que, por muito tempo, assumiu como sendo sua, a descoberta em Lobato. Em 1937, o diretor geral de produção mineral, Avelino de Oliveira, resolveu liberar a perfuração dos poços do Lobato, onde os dois primeiros não tiveram êxito. Em 29 de julho de 1938 foi iniciada a perfuração do poço de DNPM- 163, que iria a ser o descobridor do petróleo no Brasil. Apesar de ter sido considerado antieconômico, foi de importância fundamental para o desenvolvimento da atividade petrolífera no Estado da Bahia. Seu verdadeiro descobridor, o engenheiro Ignácio Bastos lutou arduamente para provar que foi o responsável pela descoberta, mas morreu prematuramente de enfarte, pobre e amargurado, em 1940, aos 49 anos, e só teve reconhecimento merecido depois de falecido.


- PONTE DE SÃO JOÃO
Com a estrutura em ferro fundido, a ponte que liga Plataforma a Lobato, foi projetada em Londres e chegou ao Brasil em 1944, ano em que começaram as obras da ponte. Em 1948, a ferrovia passou pelo processo de eletrificação e em 7/11/1952 a ponte, de 461m, foi inaugurada. No ano seguinte, foi concluída a duplicação do trecho inicial e em 1954, o subúrbio ganhou trens elétricos exclusivos.
 
:: Avisa Lá Salvador ::