:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::
CAIXA D’ÁGUA / IAPI / PAU MIÚDO / SANTA MÔNICA

Localizado no alto, claro e ventilado, a Caixa D’Água já foi conhecida como Cruz do Cosme, área que pertencia à Fazenda Santo Antônio do Queimado. No início do século XX, foram construídas duas caixas d’água de aço que abastecia o bairro e toda a região adjacente. Em meados da década de 70, as duas caixas d’águas foram substituídas por uma única e maior caixa de concreto. No bairro estão localizados o Largo do Tamarineiro, o Hospital Ana Nery e um importante Museu de Arqueologia, inaugurado em 2006.
O nome IAPI é uma sigla que significa Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriário. Foi neste local que, na década de 40, foi erguido um conjunto para abrigar os funcionários do antigo instituto, fato que acabou por batizar a área. O conjunto do IAPI, que teve suas obras concluídas em 1951, era então o maior conjunto residencial da cidade. Aliás, a grande marca do bairro, além da tranqüilidade, são os conjuntos habitacionais, dentre os quais ainda se destacam o Jardim Eldorado, Vera Cruz, Santa Mônica e Conjunto Bahia.
Entre a Caixa D’Água e o IAPI está localizado o Pau Miúdo, bairro que inaugurou a era das invasões em Salvador e que, por esse motivo, cresceu de forma desordenada. Apesar deste problema o bairro possui uma boa infra estrutura, possuindo três hospitais, um número igual de grandes escolas e um comércio bastante diversificado.

 

 
Área
LIBERDADE
 
 
Na Mídia
:: IAPI, UM LOCAL PRIVILEGIADO PELA NATUREZA
A TARDE, 02.10.1999, p.4, Marjorie Moura
:: PAU MIÚDO, PRIMEIRA INVASÃO DE SALVADOR
A TARDE, 19.12.1998, Caderno 1, p.6, Ivana Braga
:: BAIXA DO FISCAL
TRIBUNA DA BAHIA, 23.03.1988, Cidade, p.04
 
 
Caixa D’Água
Caixa D’Água
 
 
Curiosidades
-RESERVATÓRIO DE ÁGUA
O primeiro reservatório de água em alvenaria do país foi construído no início do século passado em Cruz do Cosme, atual bairro da Caixa D’Água. Sob a responsabilidade da Companhia do Queimado, criada em 1852, o reservatório de Cruz do Cosme fornecia a melhor água de Salvador, tanto que, apesar da existência de várias fontes e chafarizes espalhadas na cidade, era comum as pessoas de maior poder aquisitivo encomendarem o produto no local.

-EDUCAÇÃO REVOLUCIONÁRIA
No governo Góes Calmon o bairro da Caixa D’Água serviu para a implantação do mais revolucionário projeto pedagógico do Brasil , idealizado pelo educador Anísio Teixeira, que foi o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, conhecido por Escola Parque, ainda hoje uns dos maiores da Capital - e que serviu de base para projetos posteriores, como os CIACs e CIEPs.
http://pt.wikipedia.org
 
:: Avisa Lá Salvador ::