:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::
PERO VAZ / QUEIMADINHO / SIEIRO

Pero Vaz de Caminha, o 1o “escritor” que falou sobre o Brasil, descrevendo a terra como generosa “em que se plantando tudo dá”, empresta o seu nome a um bairro que é o caminho para a Liberdade. É o Pero Vaz, uma aglomeração urbana que nasceu ao redor da rua principal e que se expandiu nas terras do italiano Francisco Pelosi, nos idos de 1946. Encravado entre a Liberdade e o IAPI, o bairro nasceu como invasão e, hoje, já conta com melhoramentos urbanos (A Tarde, 25.11.87, Caderno 1, p.10)

Considerado um dos menores bairros de Salvador, o Queimadinho está localizado entre a Caixa D”Água, a Lapinha e a Liberdade. Lá estão localizados o Centro de Memória da Água e a Organização de Auxílio Fraterno (OAF). O bairro pode ser dividido em três áreas distintas: o Parque do Queimado, a Rua do Queimado e a Vila Vicentina. A Fonte do Queimado é um dos atrativos do bairro; edificada em 1801, já era conhecida dos Jesuítas desde o século XVIII, sendo que, em 1859, D. Pedro II visitou o local na ocasião da inauguração do reservatório do Cosme, na Caixa D’Água, primeiro em alvenaria erguido no país. O Sieiro está localizado às margens da Estrada da Liberdade e se integra culturalmente aos bairros vizinho da Lapinha e do Queimadinho.

 

 
Área
LIBERDADE
 
 
Na Mídia
:: FAMA DE VIOLÊNCIA PERSEGUE PERO VAZ
A TARDE, 12.02.2000, p. 4, Marjorie Moura.
:: VIOLÊNCIA ASSUSTA NO PEQUENO QUEIMADINHO
A TARDE, 28.10.2000, Local, p.4, José Araújo Neto
 
Atrativos
-FONTE DO QUEIMADINHO
O parque Memória das Águas foi construído para proteger a fonte de água do Queimadinho, uma localidade da Lapinha. Para alguns moradores, a construção revela uma forma de culto à água doce. Outros dizem que a fonte é colonial, e tem maior relação com a independência da Bahia. O fato é que pelo bairro não se sabe ao certo a história da Fonte do Queimadinho. Quando inaugurada, a fonte colonial se tornou ponto de encontro da comunidade. As “lavadeiras de ganho”, atividade rotineira na época, e os banhos infantis eram comuns e são lembrados até hoje pelos habitantes mais antigos.

-TERREIRO TUMBASÊ
Localizado na 2ª Travessa da Rua Meireles, no Pero Vaz, é um dos mais antigos terreiros da Liberdade, fundado em 1943. Da nação angola-bantu e protegido por Xangô (Zaze), o terreiro tem um barracão ornamentado por pinturas dos principais orixás. A Nengua de Inkisse (mãe-de-santo) é Carmelita Pinto dos Santos, filha de Oxaguiã, nascida em 1929.
 
 
 
 
:: Avisa Lá Salvador ::