:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::
SETE PORTAS / DOIS LEÕES

O Mercado das Sete Portas foi construído em 1940 pelo empresário Manoel Pinto de Aguiar e ganhou este nome em função das suas sete entradas de acesso. A família Pinto de Aguiar, que ainda é dona do espaço, assistiu ao crescimento da cidade e ao surgimento dos grandes mercados que se tornaram fortes concorrentes das feiras livres que hoje assistem ao declínio de sua clientela. Entretanto, apesar da situação incômoda, o mercado se orgulha de fazer parte da história de Salvador e ainda é um reduto de boêmios – poetas e músicos – que não abrem mão de freqüentá-lo como se estivessem dentro de um livro de Jorge Amado. O Mercado das Sete Portas está localizado na Rua Cônego Pereira, logradouro que separa os bairros do Barbalho e Macaúbas do Matatu. Indo em sentido oeste chegamos à Baixa dos Sapateiros; no sentido oposto temos o Largo dos Dois Leões, onde fica o monumento ao ex-prefeito Heitor Dias. Próximo dali, encontramos o Cemitério das Quintas dos Lázaros. Ao sul, pela Djalma Dutra, chegamos ao Estádio da Fonte Nova. No Mercado das Sete Portas encontramos uma das feiras mais tradicionais de Salvador, que abriga, além de barracas vendendo verduras, frutas, folhas, carnes etc, bares e restaurantes.

 

 
Área
BROTAS
 
Depoimentos
"Eu não gosto que falem mal da Bahia. Aqui tem muita gente que presta. Aqui é o berço do Brasil. Eu não posso dizer que a Bahia é ruim."
Zé dos Cocos - Mercado da Sete Portas - Sete Portas
(Quem faz Salvador, 2002, Cd-Room, Ufba)
 
Na Mídia
:: MERCADO DAS SETE PORTAS É SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA
A TARDE, 12.06.2003, p.6, Nikas Rocha
:: SETE PORTAS, CINCO DÉCADAS DE HISTÓRIA
TRIBUNA DA BAHIA, 16.10.1988, Cidade
 
 
 
 
Curiosidades
DOIS LEÕES: ORIGEM DO NOME

“Embora totalmente desfigurada pelas muitas remodelações sofridas, ainda sobrevive no largo uma casa com muro e gradil, em cujas pilastras que ladeiam o portão permanecem assentados dois animais de louça, representando a figura de leões. Ao ser construída com esses ornamentos, resultou ser conhecida como a casa dos dois leões, batismo que abreviado pela costumeira comodidade popular se estendeu a toda aquela área. Em 1930, essa denominação era considerada recentíssima, nem dez anos terá certamente”
DÓREA, Luiz Eduardo. Histórias de Salvador nos nomes das suas ruas, Salvador, EDUFBA, 2006
 
:: Avisa Lá Salvador ::