:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::
COSME DE FARIAS

Inicialmente este bairro pertencia a uma fazenda de propriedade da família Saldanha, passando depois a se chamar Quinta das Beatas. Em 1951, depois da morte das beatas, a fazenda, onde se originou o bairro, foi incorporada ao patrimônio da igreja católica. O bairro passou a chamar-se Cosme de Farias depois que o próprio major, rábula defensor das causas dos desfavorecidos, passou a morar no local em 1968. Cosme de Farias está situado entre os bairros de Brotas, Bonocô e Vila Laura e é um bairro com a predominância de moradias populares, sendo um dos mais populosos de Salvador. O bairro pode ser divido em sete comunidades: Alto do Cruzeiro, Alto Formoso, Baixa da Paz, Baixa da Silva, Baixa do Sossego, Baixa do Tubo e Campo Velho.

 

 
Área
BROTAS
 
Depoimentos
A IGREJA DA SÉ E O BAIRRO DE COSME DE FARIAS
"A igreja da Sé, ela foi demolida em 1933. Quando ela foi demolida, grandes protestos, grandes manifestações, mas não adiantou nada, não; botaram a igreja no chão. E, por iniciativa do padre Manoel Barbosa, colocou-se um busto do primeiro bispo Dom Pero Fernandes Sardinha no sitio onde estava o altar-mor da igreja da Sé. Não havia gratuidade na colocação daquele busto ali, não; o sitio estava no local onde a igreja da Sé tinha o seu altar-mor.
Quando fizeram essas modificações, agora, que botaram a fonte luminosa ali, botaram Tomé de Souza com ar de treinador de time de vôlei, puseram o bispo aleatoriamente, acharam que aqui está melhor e botaram o bispo. Não perdeu o simbolismo e encomendou-se a Mario Cravo uma cruz fraturada como símbolo do arrependimento tardio por ter-se demolido a igreja da Sé.
Quando se demoliu a igreja da Sé, a pedra lavrada, a cantaria talhada, toda ela, toda ela – estou ficando velho, está na hora de eu dizer isso – toda ela foi colocada num terreno de propriedade da Cúria Metropolitana, que se chamava Quinta das Beatas. Pedras de cantaria lavrada, florões de pedra, etc., foi tudo colocado ali.
Um dia fizeram uma invasão na Quinta das Beatas, que era um terreno baldio e de marreta quebraram-se as cantarias todas para fazer fundação das casas da invasão, que é hoje o consolidado bairro de Cosme de Farias. Se alguém cavar uma casa em Cosme de Farias, está arriscado a encontrar uma portada de igreja, uma coisa dessas de cantaria talhada aí, na Quinta das Beatas." Cid Teixeira
www.cidteixeira.com.br
 
Na Mídia
:: COSME DE FARIAS, AINDA UMA BOA MORADIA
TRIBUNA DA BAHIA, 04.05.1987, p. 27.
:: PREFEITURA COLOCA NO PEDESTAL DA PRAÇA O BUSTO DO MAJOR COSME
JORNAL DA BAHIA, 07.03.1980.
:: COSME DE FARIAS SEDIA A 1ª FEIRA DE SAÚDE DE TERREIROS
A TARDE, 20.05.2006, p. 6, Tiago Ferreira Bi
:: POUCOS CAMPEÕES NO FESTIVAL DE FUBUIA DE COSME DE FARIAS
JORNAL DA BAHIA, 06.04.1980, p. 3.
 
 
 
 
 
:: Avisa Lá Salvador ::