:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::
ALTO DO SOBRADINHO / GANTOIS / PARQUE SÃO BRÁZ

A área compreendida por estas três localidades da Federação se caracteriza por um “monopólio” da comunicação. Nela estão localizadas as sedes de diversas emissoras de rádio e televisão. O Alto do Sobradinho faz fronteira com a Avenida Vasco da Gama e o Engenho Velho da Federação e abriga além das sedes do IRDEB e da TV Aratu, a Rádio Transamérica. Vizinho a ele, o Parque São Brás se caracteriza por ser um conjunto habitacional de classe média fundado em 1976, com clima de cidade do interior. O Alto do Gantois, onde está sediada a TV Bandeirantes e Band FM, se tornou famoso nacionalmente graças à fama de Mãe Menininha que foi Ialorixá do terreiro Ilê Iyá Omi Axé Yamassê, ou simplesmente, Terreiro do Gantois. Em toda esta área encontramos uma infinidade de pequenas casas comerciais e bares.

 

 
Área
FEDERAÇÃO
 
 
Na Mídia
:: ALTO DO GANTOIS
TRIBUNA DA BAHIA, 30.03.1988, Cidade, p. 4.
:: GANTOIS QUER REATIVAR SUA SOCIEDADE
JORNAL DA BAHIA, 18.08.1988, Caderno 1, p.11
:: TRANQUILIDADE MORA NO PARQUE SÃO BRÁS
TRIBUNA DA BAHIA, 15.08.1987, Cidade, p.10
 
Atrativos
IGREJAS

- IGREJA BATISTA BETHEL
A Igreja Batista Bethel é uma igreja evangélica. Ela chegou ao Vale da Muriçoca em 1996 e tem um grupo de jovens que reúne entre 50 e 80 pessoas de 14 a 49 anos. Há também um grupo de terceira idade. Entre os dias 4 e 6 de dezembro comemora seu aniversário.

- IGREJA DE SÃO BRAZ
A Igreja Matriz do Parque São Braz da Federação surge com a chegada do Padre Pedro Sposato à localidade para atuar junto às famílias. A dinâmica do “encontro de casais com cristo” se tornou uma rede de adesão, facilitando a entrada de novas pessoas na igreja, o que proporcionou um engajado serviço religioso e social. A igreja possui grupo de jovens, grupo da infância missionária, dois grupos “estudando a espiritualidade”, dois grupos da família, grupo educacional de poesia e artes plásticas, pastoral do menor, pastoral da saúde que ajuda pessoas carentes, deficientes físicas, idosos entre outros. Ao todo se somam 24 pastorais. O atual Pároco é o Padre Romildo Pires dos Santos, e o grande dia de festa acontece na data de São Brás, dia 3 de fevereiro.

MÍDIA

- IRDEB
Em 1961, através de parcerias com o governo do Estado e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi iniciado a tele-educação na Bahia. Dando prosseguimento, em 1965 foi criado o Setor de Rádio e Tv Educativa (SERTE) para promover o curso de madureza, educação popular para adultos, e, no dia 4 de dezembro de 1969, foi criado o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB. A finalidade principal do Instituto é difundir cultura e educação por meio de programas de rádio, televisão e outros. Alguns exemplos de projetos e programas executados são: A Memória em Película, Bahia Singular e Plural, Samba Educadora, Memória do Rádio, Resenha Rural, entre outros. Alguns serviços estão à disposição da comunidade, como a Videoteca, TVE Bahia Canal Net, o Cine Teatro, fundado em 2000, e o espaço cultural.

- RÁDIO TRANSAMÉRICA
A Rádio Transamérica surgiu com o objetivo de ser uma rádio incluída na globalização, e por essa razão ser inovadora dentro do seu meio. A sua sede (a geradora) é localizada em São Paulo, mas a Rede Transamérica está presente em todo o país, nas principais cidades brasileiras. A sua primeira filiação foi aberta na cidade de Valladares. A programação, composta de músicas da atualidade que tocam nas rádios mundiais, é voltada principalmente para o público jovem, por isso possui uma linguagem simples e irreverente, e uma boa receptividade do seu seleto público.

- TV ARATU
A TV Aratu, fundada por empresários baianos, foi inaugurada no dia 15 de março de 1969. Foi a primeira televisão a transmitir a programação em cores. Na escolha para o nome da emissora, alguns foram cogitados, e só após quatro meses de inaugurada, foi registrado o nome definitivo. Neste mesmo período foi lançado seu primeiro programa esportivo. O nome Aratu remete tanto ao recém construído Centro Industrial Aratu, quanto ao crustáceo que habita os mangues do Recôncavo baiano. O seu símbolo, o galo, é uma ave símbolo da capoeira. Inicialmente a TV Aratu transmitiu programas de várias emissoras, inclusive retransmitindo a Rede Globo. Em 1997 associou-se ao Sistema Brasileiro de Televisão - SBT. Atualmente o sinal da emissora chega a 92 municípios baianos, e seu compromisso comunitário se fez presente com a ação dos “Médicos da Fantasia”.

- TV BANDEIRANTES
Em 1948 a Rádio Bandeirantes foi adquirida por João Jorge Saad, e transformada em uma das principais emissoras do Brasil. Continuando no seu projeto de expansão, na década de 1960, Saad inaugurou a TV Bandeirante, em São Paulo, no dia 13 de maio de 1967. A base das emissões seria o jornalismo, o esporte e o entretenimento, como filmes, programas de auditório e musicais. Com apenas dois anos de existência o prédio, onde funcionava a TV, foi atingido por um grande incêndio, mas não prejudicando a sua continuação. Na década de 70 foi dado início a formação da rede Nacional, em 1980, já eram 24 emissoras espalhadas pelo País. Sua transmissão no Estado da Bahia, atualmente, abrange 183 municípios. Já em 1982, a emissora foi a primeira empresa comercial nas Américas a operar uma Rede de Televisão por satélite. Em 1983 a bandeirantes começou a investir mais no segmento esportivo, adquirindo, assim, sua principal característica até os dias atuais.

TERREIROS DE CANDOMBLÉ

-TERREIRO DO GANTÓIS
O Ilê Iyá Omi Axé Yamassê, também conhecido como Terreiro do Gantóis está localizado no Alto do Gantóis, na Federação. Esta grande casa de candomblé nasceu da Casa Branca do Engenho Velho. Depois de uma ruptura com esta ordem religiosa Maria Júlia da Conceição Nazaré parte com seu marido, negro alforriado, para um terreno arrendado pelo bisavô de Menininha, Francisco. O terreiro do Gantóis foi fundado em 1849 neste terreno pertencente a uma família belga, traficante de escravos e proprietários de terras. O lugar era escondido como estratégia para fugir das perseguições policiais. Ela localizado em num lugar alto e cercado por um bosque, com muitas arvores. Aí foi plantado o Axé do terreiro e iniciado o trabalho.

-TERREIRO YLÊ AXÉ ODÊ
O terreiro Ylê Axé Odê, localizado na Ladeira Edite, no Sobradinho, tem mais de 80 anos de fundação. Mãe Bárbara, Ialorixá que chefia este terreiro de nação ketu de língua ritualística iorubá, é a terceira mãe de santo do terreiro que nasceu do Terreiro do Gantóis com apoio de Mãe Menininha. O calendário de festas do Ylê Axé Odé tem início em janeiro com as Águas de Oxalá. Em abril acontece a festa de Oxossi, santo da casa junto com Ossaim. Em junho tem festa de Xangô e em agosto celebra-se Omolú.
 
 
 
 
:: Avisa Lá Salvador ::