:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::
CAMPUS UFBA

A Universidade Federal da Bahia é considerada um grande centro cultural da cidade, e muitas unidades estão situadas no bairro da Federação, a exemplo da Faculdade de Arquitetura e da Politécnica. A Federação também é responsável por ligar as demais unidade de Ondina às do Canela. A Universidade, atualmente, possui uma grande quantidade de cursos, e estabelece contatos com a comunidade através de programas e projetos, como é o caso do A.C.C. - Atividade Curricular em Comunidade. O Diretório Central dos Estudantes e a FAPEX, Fundação de apoio à pesquisa e à extensão estão localizados nesta área da Federação.

 

 
Área
FEDERAÇÃO
 
 
Na Mídia
:: VIDA UNIVERSITÁRIA NA ÉPOCA DA FUNDAÇÃO DE “A TARDE”
A TARDE, 20.10.62, Cad. 1
:: CENTRO DAS CIÊNCIAS BÁSICAS SERÁ MARCO CIENTÍFICO DE UMA UNIVERSIDADE REESTRUTURADA
JORNAL DA BAHIA
:: QUASE UMA REALIDADE O NOVO “CAMPUS” DA UFBA
JORNAL DA BAHIA, 24.09.1970, p.7
:: UNIVERSIDADE IMPLANTA REFORMA E CRIA UM NOVO CAMPUS NA FEDERAÇÃO
A TARDE, 16.10.1970, p.8
:: CEMITÉRIO CAMPO SANTO VAI SER TRANSFORMADO EM MUSEU
CORREIO DA BAHIA, 03.11.2006, Aqui Salvador, p.
 
Atrativos
ESCOLA POLITÉCNICA

Desde 1929, a Escola Politécnica sonhava com um novo prédio, nesta época era uma instituição privada, bancada por alguns professores. Mudaram-se então pra um prédio recém construído, em São Pedro, onde a escola funcionou até 1960. Tendo em vista muitos problemas encontrados neste Prédio, começaram a buscar um novo local para a construção de uma Escola nova, desde a década de 40. Foram muitas as dificuldades, tanto com relação ao local apropriado, quanto à colaboração dos governos Estaduais e Federais. Por fim, encontraram um sítio aprazível, localizado na estrada da Pedra da Marca, em duas roças contíguas, Portão Preto e Pedra da Marca. O local estava escolhido, mas durou cinco anos para que fosse possível a compra do terreno de D. Margarida Costa Pinto, e o início das construções, em 1953, já estando agregada à Universidade Federal da Bahia. Segundo Cid Teixeira, estas terras eram da roça de Odorico Dórea, um dos principais fornecedores de leite da cidade.

FAPEX – FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E EXTENSÃO

Fundada em 1980, primeiro se encontrava na Politécnica, depois ocupou um galpão no PAF, quando um incêndio em 1986, destruiu muitos materiais. Assim, transferiu-se para o prédio da Prefeitura do Campus. Com muitas dificuldades enfrentadas e ameaças de fechamento, a FAPEX foi reestruturada e atualmente ocupa a casa amarela ao lado da faculdade de Arquitetura. A instituição gerencia recursos para pesquisas, cursos de pós-graduação, de extensão, eventos, consultorias, concursos, entre outros, abrange todas as áreas do conhecimento, além de órgãos suplementares como o Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), o Hospital Universitário, a Editora Universitária, entre outros. Para isso, possuem muitos financiadores e parceiros: muitas fundações, empresas, bancos, companhias e agências, entre outros.
 
 
 
 
:: Avisa Lá Salvador ::