:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::
FEDERAÇÃO (NÚCLEO CENTRAL)

O bairro da Federação surge, como um caminho aberto a partir de um pequeno largo, em homenagem à República Federativa do Brasil, instalada em 1889. O bairro é resultado da urbanização de muitas fazendas e sítios como Areia Preta, Gantois, Canjira, São Gonçalo, Paciência e Garcia. Extremamente rica culturalmente, a Federação é um dos bairros mais privilegiados de Salvador possuindo dentre os seus “tesouros” diversos terreiros de candomblé (Gantois e Casa Branca), universidades (Ufba, Ucsal, Facs ), o tradicional cemitério do Campo Santo, além de todas as torres de TV da cidade que se espalham nos seus arredores. Hoje, o bairro da Federação faz ligação entre diversos pontos da cidade como as Avenidas Vasco da Gama, Garibaldi e Centenário e os bairros do Rio Vermelho, Canela e Graça.

 

 
Área
FEDERAÇÃO
 
Depoimentos
"O lado que me encanta em Salvador é o lado espiritual, porque independente de toda essa miséria, existe o lado humano das pessoas. A gente quase não encontra essa humanidade toda nos bairros um tanto quanto burgueses."
Gabriel Guedes dos Santos - Liderança cultural da Federação
(Quem faz Salvador, 2002, Cd-Room, Ufba)
 
Na Mídia
:: FEDERAÇÃO É CARACTERIZADO PELA DIVERSIDADE
CORREIO DA BAHIA, 20.08.2004, Imóveis, p.6
:: FEDERAÇÃO, ÁREA QUE MAIS SE COMUNICA
CORREIO DA BAHIA, 23.11.1996, p. 12, Sandro Lobo
:: DESBRAVADOR DA FEDERAÇÃO
CORREIO DA BAHIA, 09.06.2002, p.11, Adriana Jacob.
:: FEDERAÇÃO AINDA CONSERVA O SEU LADO RURAL
A TARDE, 06.12.1988, Seu Bairro, p. 6. Suza Machado.
:: FEDERAÇÃO, UM DOMÍNIO CULTURAL DE SALVADOR
TRIBUNA DA BAHIA, 26.08.1987, Cidade, p. 12.
:: VOCÊ CONHECE UM LUGAR CHAMADO BINÓCULO?
TRIBUNA DA BAHIA, 26.03.1987, Cidade, p.2, Rose Gonçalves
 
Atrativos
CEMITÉRIOS

- CAMPO SANTO (ver núcleo Campo Santo)

- CEMITÉRIO DOS ALEMÃES
No século XIX houve uma intensa migração de alemães, ingleses, franceses para a Salvador, migrantes que desenvolveram atividades ligadas à prestação de serviços, agricultura, principalmente fumo e açúcar, comércio e indústria. Seu interesse pela região era estritamente econômico. Para manter os costumes de sua Terra Natal, preservar sua cultura, os alemães abriram estabelecimentos de ensino e clubes. Com relação aos rituais mortuários, não poderia ser diferente. Em 1851 foi fundado, com o nome de Associação Cemitério dos Estrangeiros, o Cemitério dos Alemães, um espaço onde os estrangeiros descendentes dos alemães poderiam ser enterrados ao lado daqueles que compartilham sua cultura.

ESCOLAS E UNIVERSIDADES

- INSTITUTO CULTURAL CASA VIA MAGIA
A Casa Via Magia foi fundada em São Paulo há 22 anos, pelo grupo Via Magia de Teatro, formado por artistas educadores. Está estabelecida em Salvador há 20 anos. Ruy Cezar Silva e Rose Reyes, atuais diretores da escola e do Instituto cultural, prosseguiram integrando o projeto, e desenvolvendo atividades em arte e educação com as crianças, tais como a construção dos livros paradidáticos feitos pelos próprios alunos e os jogos corporais. O projeto recebeu prêmio da Unesco como centro de referência para a América Latina, pois investe na educação criativa, novas idéias, práticas e materiais, com a produção e pesquisa na área educacional, firmando-se como um centro de formação de educadores, difusor de novas idéias.

- UNIFACS
Criada em 1972, a FACS, Faculdades Salvador, apenas oferecia o curso de Administração de Empresas, tendo como primeiro prédio de funcionamento a unidade da Federação. Em 1980 foi criado mais um curso, Tecnologia em Processamento de Dados. Mais tarde, em 1990, foi autorizado o lançamento de mais três cursos e, para melhor abrigá-los, foi construída a Segunda unidade da Federação. Em 1993 foi aprovado o pedido para a transformação em Universidade, passando a se chamar UNIFACS. Em 1999 a faculdade passou a oferecer uma gama maior de cursos: 21 cursos de graduação e 19 cursos de pós-graduação. Atualmente a universidade ampliou seu espaço físico e possui muitas unidades espalhadas pela cidade, além de outras sendo instaladas pelo interior do Estado.

- UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
Na década de 50, são tomadas as primeiras providências, com o advento de uma comissão gestora, para a criação de uma Universidade Católica na Bahia. Em 1962, o reitor Mons. Eugenio de Andrade Veiga, funda a UCSAL. A universidade instala-se no convento da Palma, em 1968, com os cursos de Direito, História Natural e Letras. A unidade da Federação abrange boa parte dos cursos oferecidos pela Universidade. Relatos indicam que neste terreno se localizava a Chácara Costa, Portão Preto, e no posto de gasolina ao lado, fora construída uma capela do Menino Deus, demolida no inicio do século XX. Os princípios que norteiam a atuação da Universidade são: o compromisso social, de caráter comunitário, autonomia universitária, a gestão participativa, e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

IGREJAS

- IGREJA DE SÃO ROQUE E ASSOCIAÇÃO AMIGOS PARA SEMPRE
A igreja de São Roque foi fundada em 1947 por Orlando Costa Lopes, quem trouxe a primeira imagem do santo para uma igreja de taipa e chão batido; assim eram as casas dos moradores da Rua Ferreira Santos. Alguns anos depois foi construída uma edificação de adobe, que desabou em 1977. Moradores então se reuniram para trabalharem juntos na sua reconstrução. Desta união nasceu a Associação Amigos para Sempre, uma iniciativa familiar que se reúne há 29 anos para fazer passeios, comemorar datas festivas, confraternizações, serestas, bailes de carnaval e atividades religiosas como organização da novena do mês de Maria. Valda Fátima, diretora da Associação, conta que começou a ensinar na igreja aos 14 anos, foi alfabetizadora de muitas pessoas no bairro, diz que ser educadora é uma questão de amor. Hoje em dia a Associação envolve não apenas moradores do Ferreira Santos e seus filhos, tem como sócios efetivos moradores de outros lugares da cidade.

- IGREJA LUTERANA
A comunidade luterana começou a ser estruturada em Salvador em 1925, após o primeiro batismo de uma criança por um pastor luterano. Os anos da Segunda Guerra foram muito difíceis, os descendentes de alemães foram perseguidos e torturados. Em 1957 foi adquirida a sede própria da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, na rua Professor Aristides Novis, 07, Federação. Antes disto os cultos eram realizados na Sociedade Alemã Germânica ou em casas de membros da igreja. Atualmente a comunidade é formada por setenta famílias, muitas delas descendentes de Alemães, suíços e austríacos, além de pessoas do sul e sudeste do país que residem em Salvador. O pastor Armindo destaca que o objetivo da igreja é divulgar o evangelho e participar de encontros ecumênicos. Martim Lutero é um ex-padre que no século XVI que enfrentou com suas críticas os dogmas da Igreja Católica, o que desencadeou a Reforma Protestante. Lutero, entre outros princípios, defendeu a pregação em língua local, e traduziu a bíblia do latim. O protestantismo ganhou muitos adeptos na Europa e se estendeu para outras partes do mundo. Na Igreja Evangélica de Confissão Luterana as crianças têm oportunidade de participar do Culto Infantil. São promovidos também encontros e atividades culturais, destacando-se dois grupos: um grupo formado por senhoras da terceira idade, que fazem trabalhos filantrópicos e a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas, um grupo de mulheres que se reúne com o objetivo de ler o evangelho, e que também confecciona artesanatos e comidas típicas, que são vendidos no tradicional bazar de Natal da igreja.

TERREIROS DE CANDOMBLÈ

- TERREIRO ILÊ AXÉ OBA TADÊ PATITI OBÁ
O Terreiro Obá Patiti Obá foi fundado em 1907 por Manoel Bonfim, que já teve um cargo sacerdotal no Terreiro da Casa Branca. Um dos filhos de Manoel Bonfim, também ogan do Terreiro da Casa Branca, é Astrogildo de Bonfim de Jesus, Seu Vivi, conhecido no Engenho Velho por sua relevante atuação em ações comunitárias – o terreiro abrigou uma escola e uma associação de moradores. Este templo religioso de nação ketu tem Xangô como patrono e seu calendário de cultos presta também homenagens a outros orixás. A sucessão da chefia da casa é realizada através de adivinhação por búzios. Atualmente as responsáveis pelo terreiro são a Ialorixá Nilza, a ekede Altamira Doroteia deJesus e Mãe Pequena Justiniana Ferreira dos Santos e o Alabê Raimundo José de Souza.

- TERREIRO JEJE HAOME
O terreiro Jeje Haome, localizado na rua Ferreira Santos, foi criado por um babalorixá de Santo Amaro da Purificação. A Yalorixá da casa, Maria Lúcia Almeida, é funcionária pública e mora há quarenta anos na Ferreira Santos. Ela conta que o fundamento do candomblé é Jeje, mas tem influências de angola e ketu. Algumas pessoas do terreiro são bastante comprometidas com os moradores da Ferreira Santos. Iris Cristina, filha de santo da Yalorixá Maria Lúcia, é dançarina e capoeirista do grupo kilombolas, ela dá aula de dança e capoeira para as crianças. Hirtes Alessandra, também filha de santo da yalorixá atua como enfermeira das crianças.

- TERREIRO OXUMARÉ : ILÊ AXÉ OXUMARÉ
O terreiro Oxumaré, da nação Nagô Wodu, está em sua oitava geração, foi fundado por africanos há mais de 100 anos na fazenda que pertenceu à família Hermógenes Príncipe. Está sob a chefia do Babalorixá Silvonilton, conhecido também como Pecê do Oxumaré. A transferência da chefia do terreiro é realizada pelos dos orixás, que escolhem através dos búzios. O terreiro, conta Silvonilton, foi também um quilombo, era um local de resistência que sofria com repressão policial e a intolerância, pois a prática do candomblé foi por muito tempo proibida. As festas são diferentes daquelas celebradas em outros tempos - hoje custa mais caro manter filhos e filhas de santo e realizar os rituais.

- TERREIRO YLÊ AXÉ YA OMIN DÉ
O terreiro Ylê Axé Ya Omin Dé, ou Casa das Águas Mãe, pertence a Oxum, que faz a mistura de todas as águas, doce e salgada. O terreiro teve início em 1989, ligado ao terreiro de Mãe Menininha dos Gantóis. A Mãe de Santo do Babalorixá Alberto é Elza da Bahia de Araújo. A língua ritualística é o yorubá, e a nação, ketu. Pai Alberto conta que uma das características mais marcantes dos terreiros de candomblé é o respeito aos mais velhos, a hierarquia. A forma de sucessão da casa se dá pela linhagem, e o cargo da casa através de jogo de Ifá, de búzios ou baralho, ou Opelã, que é um jogo africano. O calendário de eventos dura todo o ano. Em janeiro tem obrigação de Xangô e Iemanjá, em abril tem Águas de Oxalá, festa de Oxalá, Ogum, Oxossi e Yabas. Em maio tem festa para Oxum, em agosto, rituais para Nana, Obaluaê e Oxumaré.

UTILIDADE PÚBLICA

- LAVANDERIA COMUNITÁRIA SÃO GONÇALO
Na rua Teixeira Mendes e na Avenida Cardeal da Silva estão localizadas duas lavanderias comunitárias criadas nos anos 50 do século XX com o intuito de promover a melhoria da qualidade e organização da profissão de lavadeira, através de um modelo de auto-gestão e produtividade. Coordenadas por grupos de trabalhos criados pelas próprias lavadeiras e sob a supervisão da Coordenação de Desenvolvimento Comunitário da Superintendência de Assistência Social, as lavanderias são um espaço onde as mulheres estabelecem relações interpessoais, recebem informação sobre administração de núcleos, têm acesso a palestras sobre noções de saúde, higiene e modernização das técnicas de lavagem e conservação das peças de roupas.
 
 
 
 
:: Avisa Lá Salvador ::