:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::
CALABAR

O bairro Calabar é constituído pela classe popular, trazendo, consigo, uma história de organização e resistência do povo negro para permanecer em um local nobre da cidade.

Segundo o historiador Cid Teixeira, alguns escravos trazidos de uma região da África, chamada de Kalabari (atual Nigéria), se refugiaram e construíram um Quilombo (Quilombo dos Kalabari) onde, hoje, está o bairro do Calabar.

A partir do final de 1960, o bairro observa um crescimento grande com a chegada dos imigrantes da zona rural e de famílias inteiras expulsas de outros locais da cidade pelo poder público. Neste momento, ocorre o fortalecimento e a organização de grupos do bairro para reivindicarem direitos básicos como: moradia, saúde, educação, com destaque para o grupo de Jovens Unidos do Calabar - JUC. O Calabar está localizado entre os bairros do Jardim Apipema, Ondina, Alto das Pombas e Avenida Centenário.

 

 
Área
FEDERAÇÃO
 
Depoimentos
"Acho a cidade de Salvador cheia de necessidades: educacionais, sanitárias, de todo tipo. E o Calabar não poderia fugir a este esquema, né? Mas eu acho o Calabar extremamente organizado, e através desta organização, eles tem um horizonte, um futuro. Eles dão educação para as crianças deles. Mas o que eu acho importante nesse bairro é que ele tem objetivos e corre atrás dos seus objetivos, o que o diferencia de outros bairros. Eu vejo os outros bairros perdidos, sem um horizonte, sem organização."
Silvana Rosso - Liderança cultural do Calabar
(Quem faz Salvador, 2002, Cd-Room, Ufba)

"O Calabar é um bairro ousado, no meio da elite."
Nilza de Jesus dos Santos - Liderança cultural do Calabar
(Quem faz Salvador, 2002, Cd-Room, Ufba)
 
Na Mídia
:: CONTRAMESTRE USA CAPOEIRA PARA AJUDAR O CALABAR
CORREIO DA BAHIA, 31.12.2006, Esporte, p.5, Viviane
:: CALABAR
TRIBUNA DA BAHIA, 08.12.1987, Cidade, p.2
:: CALABAR, MEIO SÉCULO DE LUTA PELA TERRA
TRIBUNA DA BAHIA, 11.12.1988, Cidade/Esportes, p.2
 
 
 
 
 
:: Avisa Lá Salvador ::