:: Avisa Lá Salvador ::
:: Avisa Lá Salvador ::
CAJAZEIRAS

O bairro de Cajazeiras começou a surgir em 1977 numa área de três antigas fazendas, quando o então governador Roberto Santos desapropriou as terras pertencentes às fazendas que, desde o século XIX, cultivavam laranja, café, mandioca e cana-de-açúcar. Havia muita área verde oriunda da Mata Atlântica que ainda circunda a região, situada entre a Estrada Velha do Aeroporto e a BR-324.
Cajazeiras é um bairro marcado pela existência de vários conjuntos habitacionais, sendo um dos maiores dessa natureza na América Latina. Bairro de grande atividade comercial de Salvador, possui uma vida própria de rica cultura e de carências. Sua pedra fundamental foi colocada pelo então governador Antônio Carlos Magalhães, porém as obras só foram iniciadas no governo João Durval. Em Cajazeiras vivem cerca de 600 mil pessoas, caracterizando-se como um dos maiores aglomerados urbanos do Brasil. Os setores que compõe o bairro são: Cajazeiras 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10 e 11, Fazenda Grande 1, 2, 3 e 4, Águas Claras, Boca da Mata e Palestina.

 

 
Área
MIOLO CENTRAL
 
Depoimentos
"Todo estado tem sua grandeza, seus valores. E são esses valores que fazem nossa nação ser o que ela é no que diz respeito à História.Mas, nenhuma cidade, nenhum estado tem o acervo, tem a riqueza, tem o povo que tem a Bahia."
Alfredo Vensceslau - Liderança cultural de Cajazeiras
(Quem faz Salvador, 2002, Cd-Room, Ufba)

"Cajazeiras é o maior bairro da América Latina, com 16 milhões de metros quadrados. Sua população é de 450 mil habitantes. Funcionam 1353 estabelecimentos comerciais. As terras pertenciam a uma família tradicional baiana e foram desapropriadas pelo governo, através de decreto que criava o bairro."
Alfredo Vensceslau - Liderança cultural de Cajazeiras
(Quem faz Salvador, 2002, Cd-Room, Ufba)

"Acho que ao invés de fazer uma praça de granito na Pituba, podia fazer com uma pedra assim, a Santa Maria, que é mais barata e com o troco fosse fazer umas escadinhas ali naquelas ladeiras da suburbana, ou uma rede de esgoto nas ruas em que está faltando. A praça da Pituba continuaria bonita e as pessoas teriam uma qualidade de vida melhor. Era só nisto que eu queria que Salvador pensasse."
Marlene Rodrigues da Silva - Liderança cultural de Cajazeiras
(Quem faz Salvador, 2002, Cd-Room, Ufba)

"Essa terra é um pólo cultural, um mix de pessoas, de culturas. Só falta alguém que explore isso de forma positiva, que busque extrair massa cerebral de toda essa riqueza. A relação cultural está espalhada por toda a parte, só que ela é usada de forma alienante, um entorpecente da população. E a arte deve fazer o contrário, deve abrir os olhos das pessoas, tirar elas de uma vida medíocre e apontar novos caminhos."
Alexsandro Antônio de Souza - Movimento Alerta Arte Expressa - Cajazeiras
(Quem faz Salvador, 2002, Cd-Room, Ufba)
 
Na Mídia
:: BUCOLISMO É O QUE ALEGRA EM CAJAZEIRAS
A TARDE, 02.06.2001, Local, p.4, Nikas Rocha
:: PROJETO CAJAZEIRAS VAI TER 22 MIL HABITAÇÕES
A TARDE, 06.10.1983, Caderno 1, p.2
:: ‘CIDADE’ DE MÉDIO PORTE
CORREIO DA BAHIA, 06.09.1997, p.14, Roberto Nunes
:: MORADORES DE CAJAZEIRAS FAZEM CAMINHADA
CORREIO DA BAHIA, 23.05.2006, Aqui Salvador, p.3, Carmen Az
:: CAJAZEIRAS, UM BAIRRO QUE VIROU CIDADE
TRIBUNA DA BAHIA, 20.03.1988, Cidade, p.2
:: CAJAZEIRAS, CAPITAL COM JEITO DE INTERIOR
TRIBUNA DA BAHIA, 30.10.2001, Cidade, p.11, Emanuela Souz
 
 
 
 
 
:: Avisa Lá Salvador ::